O melhor sistema ERP para sua empresa!
SpartacusSpartacusSpartacus
(42) 3323-9135

Produtividade, sim! Sobrecarga de trabalho, não.

Você e sua equipe se sentem sobrecarregados, mas ainda sim os índices de produtividade permanecem baixos?

 

Essa é uma rotina muito comum à maioria dos profissionais no Brasil e no mundo.

 

A busca por resultados satisfatórios e elevação na carreira muitas vezes faz com que os profissionais assumam cada vez mais responsabilidades para demonstrar sua capacidade.

 

No entanto, esse “looping” pode ser desastroso para uma empresa ou escritório!

 

Essa situação de “rotina incessante” pode gerar inúmeras frustrações e pressões psicológicas, que aos poucos afetam a saúde física e mental dos colaboradores e o estresse pode resultar em síndrome de burnout, que é o esgotamento profissional.

 

Segundo dados da pesquisa Pebmed, um em cada três brasileiros sofrem de Burnout. Ou seja, ao menos 30 milhões de pessoas sofrem com a doença no mundo. Em 2022, a síndrome passou a ser reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como doença do trabalho.

 

O esgotamento mental e o desgaste de aspectos físicos e emocionais estão atingindo em cheio profissionais da área contábil, especialmente com empresários que contam com uma vida muito atribulada ou que sofrem de workaholic (pessoas viciadas em trabalho).

 

É tênue a linha entre um profissional muito dedicado e alguém viciado em trabalho. Se a mente está o tempo todo em alerta, é muito possível que o cansaço seja extremo.

 

Como identificar o excesso de trabalho?

 

Você chega ao fim do seu dia e se sente insuficiente?

 

Com relação ao seu trabalho, você sente pressões e expectativas não correspondidas que após o fim do expediente te geram frustração?

 

O excesso de trabalho pode causar desmotivação e queda no desempenho, tanto do empresário quanto da equipe. Por isso, é fundamental estar atento à rotina da sua empresa ou escritório. Se os seus colaboradores apresentam problemas de saúde recorrentes, como dores de cabeça, dores musculares e fadiga, é bem provável que estejam com sobrecarga de trabalho.

 

Como tornar o ambiente de trabalho mais seguro e produtivo?

 

Lembre-se que rotinas exaustivas não são sinônimos de produtividade. O ideal é que na rotina empresarial haja atividades de descompressão, um ambiente institucional saudável e que promova o bem-estar coletivo.

Gostou do conteúdo? Leia mais em: Dicas para uma boa gestão de equipe.

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)