O melhor sistema ERP para sua empresa!
SpartacusSpartacusSpartacus
(42) 3323-9135

POR QUE O EMPREENDEDORISMO FEMININO É TÃO IMPORTANTE?

Você sabe como era o mercado de trabalho há 40 anos? Era muito comum que os homens trabalhassem fora de casa e as mulheres ficassem responsáveis pelas atividades relacionadas ao lar. Cerca de 14% das mulheres tinham emprego fora de casa nessa época, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Ao longo das décadas, muitas coisas mudaram no mercado de trabalho, novas profissões surgiram e outras deixaram de existir. Um acontecimento muito importante foi a revolução industrial. A partir daí ocorreram muitas mudanças na sociedade, uma delas foi a inserção das mulheres no mercado de trabalho.

 

Mas até hoje ainda existe uma desigualdade de gênero, 54,5% das mulheres com 15 anos ou mais integram a força de trabalho no Brasil, enquanto o percentual dos homens é 73,7%, de acordo com dados do IBGE de 2019.

 

Mas então por que o empreendedorismo feminino é tão importante?

 

Como apresentado, as mulheres muitas vezes ficavam em um papel de coadjuvante no mercado de trabalho e o empreendedorismo feminino é exatamente o oposto dessa situação.

 

As mulheres que estão à frente do seu próprio negócio demonstram que são protagonistas, têm perfil de gerência, são inovadoras e provam que a desigualdade de gênero está diminuindo.

 

Ter cada vez mais mulheres empreendedoras é um indicador importante de que a sociedade está mais evoluída e igualitária.

 

De acordo com pesquisa da MindMiners, 41% dos empreendedores brasileiros são mulheres.

 

Mulheres que inovaram

Vamos conferir alguns exemplos de mulheres visionárias:

 

Luiza Helena Trajano

A rainha do varejo do Brasil trabalhou desde a adolescência na loja da família. Foi sob sua direção que a Magazine Luiza tornou-se uma das grandes empresas do país. A marca possui mais 1100 lojas físicas e foi umas das pioneiras no e-commerce no Brasil.

A empresa continua sendo exemplo de sucesso e inovação, levando a Luiza o título de mulher mais rica do Brasil.

 

Oprah Winfrey

É consenso que a TV é um dos meios de comunicação mais populares do mundo, mas o formato que conhecemos hoje foi fortemente influenciado pela visionária Oprah.

Na década de 80 ela virou apresentadora de um programa de TV com baixa audiência. Com suas ideias e espírito inovador, transformou o programa em um sucesso einfluenciou a maneira de produzir programas na TV.

 

Hoje ela possui uma própria emissora de TV, trabalha na produção de filmes e em ações filantrópicas.

 

CONCLUSÃO

Precisamos incentivar as mulheres a estarem no comando, terem ideias e inovar nossa sociedade. A Spartacus apoia e entende a importância do empreendedorismo feminino. Ajudamos várias empresas comandadas por mulheres através dos nossos sistemas de gestão, conheça!

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)