POR QUE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, FISCAL E FINANCEIRA SÃO INSEPARÁVEIS EM EMPRESAS DE SUCESSO

25 de março de 2021

POR QUE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, FISCAL E FINANCEIRA SÃO INSEPARÁVEIS EM EMPRESAS DE SUCESSO?

Como se sabe, a gestão de um negócio pode ser bastante desafiadora. Isso porquê a administração envolve diversos setores que requerem dedicação. E três setores que merecem uma atenção especial do gestor são o orçamentário, financeiro e fiscal. Continue lendo e entenda cada um desses setores, e por que a gestão desses três fatores deve acontecer de forma integrada.

 

O QUE É GESTÃO ORÇAMENTÁRIA?

A gestão orçamentária nada mais é que o estabelecimento de metas, além do cálculo dos recursos necessários para atingi-las. O objetivo é traçar um plano de crescimento, além de projetar possíveis gastos diretos e indiretos, relacionados à expansão ou manutenção da empresa no mercado.

Com uma boa gestão orçamentária, é possível observar periodicamente se o rumo que o negócio está tomando segue na direção esperada. Assim, é possível fazer ajustes ou identificar eficácia de processos, direcionando a atenção ao cumprimento das metas estipuladas.

Esse monitoramento de metas é importante principalmente para identificar os resultados financeiros, com o intuito de planejar os próximos passos de investimento da empresa.

 

E GESTÃO FINANCEIRA?

O setor financeiro corresponde a tudo que envolva o dinheiro da empresa, sejam investimentos, lucros, empréstimos e valor de patrimônio. A clareza nesse setor é imprescindível para os negócios de qualquer tamanho.

Além disso, o controle dessa área é importante para definirmos se o empreendimento terá condições de atingir as metas estipuladas na gestão orçamentária, e de quais fontes é possível extrair recursos para que essas metas sejam cumpridas.

 

O QUE É GESTÃO FISCAL?

A gestão fiscal é um setor que tem pouca visibilidade no andamento da empresa, já que se refere às obrigações legais para funcionamento. Porém, uma única falha no andamento desse setor pode acarretar diversos problemas, como multas e sanções.

Esse setor corresponde às decisões tributárias, de escrituração e do pagamento de impostos. Também é responsabilidade dessa área identificar possíveis créditos fiscais, como isenções de impostos, bem como os meios para o cumprimento dos requisitos para esses benefícios.

O gestor fiscal também é quem identifica a forma de contribuição que mais se adequa à empresa, que pode ser lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional. Também é quem trabalha buscando prevenir possíveis autuações fiscais. Por esse motivo, é necessário um certo conhecimento da legislação para uma boa gestão desse setor.

 

POR QUE PRECISAM SER INSEPARÁVEIS?

O motivo é simples: são áreas que atuam diretamente na questão monetária, no dinheiro da empresa. Além disso, essas três áreas possuem ligação direta uma com a outra.

Por exemplo, se uma empresa não faz uma boa gestão financeira, é possível que faltem recursos para o pagamento de determinados tributos. Assim, será necessária uma decisão sobre a obtenção de recursos para esse tributo, comprometendo a gestão orçamentária.

Outro exemplo é quando o balanço orçamentário não é bem definido. Isso pode causar confusão sobre o que fazer com os recursos da empresa, para que girem de forma mais lucrativa, atendendo à legislação e mantendo a segurança nos investimentos.

 

ENTENDI, MAS COMO FAZER ISSO DE UMA FORMA MAIS FÁCIL?

Hoje, um grande aliado do gestor é a tecnologia. Um bom uso dos recursos tecnológicos pode ser de grande ajuda na gestão eficaz desses três pilares.

A Spartacus Sistemas conta com diversas soluções para vários tipos de negócio. Além de sistemas especializados para setores específicos, também contamos com sistemas ágeis para emissão de documentos fiscais, para que a empresa se mantenha em dia com o fisco sem dor de cabeça.

Saiba mais! Acesse o link https://spartacus.com.br/ e conheça as nossas ferramentas!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.