O melhor sistema ERP para sua empresa!
SpartacusSpartacusSpartacus
(42) 3323-9135

O QUE É FUNIL DE VENDAS E POR QUE ELE É IMPORTANTE?

Compreender os processos de venda da sua empresa é fundamental para estar bem preparado para todas as etapas e estágios da venda, seja administração, recursos humanos, gestão de vendas, compras, fabricação, vendas, distribuição, etc até que o produto chegue às prateleiras e alcance seu principal objetivo.

E é essa a principal função que o funil de vendas propõe, essa clareza nas etapas de venda do seu produto, onde são estipulados processos, a fim de alcançar resultados. Ou seja, um funil de vendas resumidamente é o passo a passo para tornar o  processo de venda do seu produto mais eficiente e claro.

O funil de vendas é uma metodologia que pode ser adaptada para a realidade de cada tipo de negócio. A partir do momento que se entende o que seu público alvo procura e necessita, é possível compreender todas as etapas que o seu possível cliente percorre, desde o contato inicial com a sua marca até o momento em que se fecha negócio.

Agora vamos conhecer melhor as etapas do funil de vendas

Embora o processo de compra de um cliente não seja completamente linear, ele passa por diversas etapas, desde o primeiro contato com o seu produto até o fechamento do negócio (compra). É importante lembrar que uma pessoa que já conhece seu produto está mais próxima da compra do que alguém que acabou de conhecê-lo.

Para que a empresa possa auxiliar o possível cliente, com as informações e conteúdos que ele precisa, é necessário saber em qual etapa do processo de compra ele está, o funil foi separado em etapas, são elas:

 

  1. Topo de funil:

Essa etapa tem como principal objetivo criar a atração dos possíveis clientes (leads) sob a empresa. Neste processo é importante que a empresa forneça um bom serviço, se diferenciando das outras. Um bom site, presença nas redes sociais, boa apresentação do seu produto, pode ser o diferencial para a conversão do lead.

O marketing digital é um recurso utilizado nessa etapa, trabalhando o desenvolvimento do relacionamento com o possível cliente.

 

  1. Meio do funil: 

Aqui é a fase para conhecer melhor o cliente, quais são as suas necessidades, o que é decisivo para a tomada de decisão final da compra. É importante que a empresa mostre sua relevância e valor para o cliente, gerando conhecimento e confiança.

  1. Fundo do funil:

Esta é a etapa destinada a fechar negócios com o cliente e vender seu produto. A negociação deve ter uma proposta de venda atrativa, a fim de converter o lead em cliente.

 

Por que o funil de vendas é importante? 

O funil de vendas é importante para que sua empresa potencialize as vendas e gere mais oportunidades de venda para seu negócio. A gestão do negócio por meio do funil permite uma maior otimização do processo, trazendo melhorias e benefícios.

Com a clareza de quantas pessoas estão em cada etapa há uma melhoria no aproveitamento das oportunidades de conquista de mais clientes. Essa clareza para sua equipe permite que a relação com o cliente seja melhorada, pois se tem a noção de como e quando abordar o cliente.

 

Gostou desse conteúdo? Acompanhe a Spartacus Sistema nas redes sociais e tenha mais dicas para sua empresa!

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)