LUCRATIVIDADE X RENTABILIDADE: entenda a diferença

02 de dezembro de 2021

LUCRATIVIDADE X RENTABILIDADE: entenda a diferença

Para que a gestão de uma empresa seja feita de forma eficiente, fazendo com que a empresa se fortaleça e cresça no mercado é necessário levar em consideração particularidades do seu negócio em relação a relatórios, dados e planejamentos estratégicos. 

 

Lucratividade e rentabilidade são dois conceitos fundamentais que indicam o desempenho do seu negócio para o estudo da saúde financeira do empreendimento. Muitos empreendedores acreditam que os termos são sinônimos, porém eles apresentam funções diferentes e é necessário entender essas diferenças a fim de compreender os resultados do seu negócio e tornar a gestão eficiente. 

 

Lucratividade

A lucratividade é um indicador chave de desempenho que mostra quanto efetivamente seu negócio ganhou, ou seja, mostra a margem de lucro líquido. O lucro líquido é o valor que sobra, de tudo que o empresário vendeu, removendo algumas despesas como impostos, mão de obra, estrutura, etc. 

Esta é uma métrica importante para entender a eficiência do negócio e através dela é possível entender a eficiência operacional da empresa, ou seja, se ela consegue cobrir os gastos e ainda lucrar. Também é possível usar esse cálculo como comparativo com empresas concorrentes na sua área de atuação. 

A fórmula para calcular a lucratividade é: 

LUCRATIVIDADE = LUCRO LÍQUIDO / RECEITA TOTAL x 100

 

Rentabilidade

A rentabilidade  é um indicador que mostra o quanto uma empresa rende a partir do investimento inicial realizado para abrir o negócio, investimentos ligados a ativos ou projetos. Ou seja, esse indicativo revela o quanto de retorno a empresa é capaz de proporcionar para o negócio, mostrando se  está valendo a pena. 

A rentabilidade é calculada com base na relação entre o lucro líquido e os investimentos realizados pela empresa. Esse cálculo pode ser feito para avaliar se um investimento é lucrativo para a organização, sendo um critério também para compra de ações.

A fórmula utilizada para calcular a rentabilidade é: 

RENTABILIDADE = LUCRO LÍQUIDO/INVESTIMENTO NO NEGÓCIO X 100

 

 

Diferenças entre lucratividade e rentabilidade

A lucratividade e a rentabilidade são dois indicadores de desempenho, que ajudam o empresário nas tomadas de decisões. Ambas possuem o lucro líquido como base de comparação, porém as análises apontam para pontos distintos do desempenho financeiro da empresa. 

A lucratividade compara o lucro final da empresa com o faturamento das vendas, dependendo  também de outras informações, como a concorrência e formação de preços. 

Já a rentabilidade compara o lucro final com os investimentos realizados, dependendo da capacidade de um negócio gerar retorno a partir dos investimentos realizados.

É  possível que uma empresa apresente alta lucratividade e baixa rentabilidade, e vice versa. 

 

É mais do que necessário que um empreendedor saiba calcular e diferenciar lucratividade e rentabilidade, para que adote as melhores decisões e estratégias para benefício da sua empresa. 

 

Se você quer impulsionar o seu negócio, conheça os Sistemas de Gestão da Spartacus. Eles otimizam tarefas do dia a dia e deixam sua empresa mais organizada. Entre em contato e conheça o plano ideal para você.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.