O melhor sistema ERP para sua empresa!
SpartacusSpartacusSpartacus
(42) 3323-9135

DICAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA ERP

Contar com um sistema de gestão empresarial eficiente é indispensável para qualquer negócio, independente do ramo ou tamanho. Mas não se trata simplesmente de adquirir o sistema e começar a usar. A implementação de um ERP pode ser uma fase difícil para sua empresa.

 

Para garantir que a implantação do sistema seja bem feita e não cause transtornos ao invés de facilitar o trabalho, é preciso planejar antecipadamente, contratar um bom serviço e prestar atenção em cada passo até perceber que o novo sistema está funcionando perfeitamente.

 

Só assim vai ser possível aproveitar todas as funções e vantagens que um ERP pode trazer para um negócio, e não acabar desperdiçando dinheiro e perdendo todos os benefícios por causa de uma implementação mal sucedida.

 

Se você está planejando instalar um ERP ou trocar o que você já usa em sua empresa, continue lendo para saber nossas dicas.

 

Por que ter um ERP?

Primeiramente, é bom reforçar a importância de contar com um ERP na sua empresa. Ele permite que você tenha um banco de dados para controlar todas as informações e processos da empresa.

 

Além de poupar tempo e esforço, ter todos esses dados reunidos torna suas tomadas de decisões mais fáceis e coerentes com os objetivos do negócio. Mas esse não é o único bem que o ERP pode trazer. A lista é maior:

 

  • automatização de processos;

  • integração de processos e departamentos;

  • redução de erros;

  • melhora na comunicação da equipe;

  • aumento da produtividade.

 

Não há dúvidas que vale a pena adotar um sistema desse. Mas para aproveitar todos esses itens, é preciso caprichar no processo de implementação. Confira alguns passos importantes nessa hora.

 

Planeje antecipadamente

Ao decidir adotar um sistema integrado de gestão, você precisa planejar a implementação. Quais são as metas da empresa e quais os resultados que você deseja alcançar com o uso desse sistema? Defina também como atingir esses resultados e qual o tempo necessário para se adaptar ao ERP.

 

Outro fator importante no planejamento é escolher o fornecedor mais adequado para as necessidades da empresa. Nessa hora é bom fazer uma lista de métodos de controle do seu negócio e quais as funcionalidades que um sistema precisa ter para te ajudar com esses métodos.

 

Prepare seus colaboradores

O novo sistema de gestão fará parte da rotina da sua empresa. Para isso, todos os colaboradores precisam se adaptar a ele, e essa adaptação exige um treinamento que começa na implementação mas continua após ela.

 

É mais fácil evitar erros e complicações no uso do ERP se a preparação dos funcionários for contínua, com acompanhamento e levando em conta que cada pessoa precisa de um tempo para dominar o uso da ferramenta.

 

A escolha do fornecedor também é importante nesse ponto. Opte por uma empresa que forneça esse treinamento para os funcionários e também eduque os clientes.

 

Monitore os resultados

Depois que o sistema estiver instalado, o trabalho de implementação continua. Faça uma análise diária, semanal ou quinzenal para verificar quais problemas ainda existem na implantação do ERP e qual a melhor forma de resolvê-los e transformá-los em soluções.

 

Observe também quais são os resultados positivos que o sistema já está trazendo. Mesmo nas primeiras semanas, alguns benefícios já podem ser notados. Consulte seus colaboradores para saber se eles estão trabalhando com mais satisfação, se a rotina melhorou e se os problemas de gestão que haviam antes já estão sendo solucionados.

 

ERP pode ser adaptado para cada empresa

Seguir essas dicas pode facilitar bastante o processo de implementação de um ERP. Tomar esse cuidado é importante porque um sistema desse pode ser diferente de acordo com o fornecedor e de acordo com a empresa, podendo ser customizado para atender as funções que cada negócio precisa.

 

Fato é que usar um sistema ERP é fundamental para qualquer empresa que busca crescer, pelas inúmeras vantagens que ele traz na rotina dos funcionários, que vão gastar menos tempo fazendo tarefas manualmente, e também da liderança, que terá mais tempo para se dedicar à gestão e menos trabalho com tarefas operacionais.

 

Você já usa um sistema ERP em sua empresa e gostaria de trocar? Ou ainda não utiliza a ferramenta e quer começar a aproveitar esses benefícios? A Spartacus tem sistemas que atendem a diferentes necessidades, com implantação fácil e atendimento especializado. Escolha um modelo no nosso site e converse conosco para instalar!

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)