O melhor sistema ERP para sua empresa!
SpartacusSpartacusSpartacus
(42) 3323-9135

Como saber se devo migrar do MEI para ME?

Em um país com desemprego crescente como é o Brasil, o Microempreendedor Individual (MEI) se mostra uma alternativa para aqueles que sonham em empreender. São mais de 10 milhões de cadastros em todo o país, isso se deve também à facilidade e pouca burocracia de abertura do cadastro.

Se você quer entender as principais diferenças e exigências entre MEI e a Micro Empresa (ME) continue lendo!

Funcionários

O MEI permite que você contrate apenas um funcionário, ou seja, se você precisar contratar uma equipe maior não será possível, por conta do piso salarial.

No ME você tem uma maior liberdade na contratação de funcionários, podendo contratar até 9 na área de comércio e 19 na área da indústria.

Faturamento

Atualmente, o limite máximo do faturamento anual é de 81 mil reais no MEI.

Já no ME, o limite máximo de faturamento anual é de 360 mil reais.

Impostos

O MEI apresenta um único imposto, fixo e mensal, variando apenas de acordo com a atividade, dependendo se é um serviço prestado ou um produto. Além disso, existe a isenção na emissão da nota fiscal.

No ME os impostos variam de acordo com o faturamento, paga-se o percentual de acordo com as vendas.

Particularidades entre MEI x ME

O MEI é um caminho fácil para que as pessoas consigam formalizar as suas atividades, sua abertura pode ser feita de forma gratuita e rápida pela Internet. A empresa pode ser atrelada ao seu CPF, e não há necessidade de contabilidade, porém, o limite baixo de faturamento e funcionários pode impedir um maior crescimento.

O ME é um caminho mais burocrático para construir sua empresa, sua abertura exige um contrato social. Além disso, a empresa não necessita ser atrelada ao CPF do dono, e existe uma maior possibilidade de crescimento, devido ao maior limite de faturamento e contratação de funcionários.

Quando existe a necessidade de passar de MEI para ME?

Quando o seu faturamento está maior que o limite imposto pelo MEI, e consequentemente há uma maior necessidade de contratações de funcionários. Essa necessidade também pode surgir na abertura de filial da sua empresa. É importante lembrar que o ME exige maiores compromissos que o MEI, como o de gerenciamento e administração.

Como fazer essa mudança? 

Para alterar seu MEI para ME basta solicitar o desenquadramento na Junta Comercial do seu estado ou no Portal do Simples Nacional, no site da Receita Federal do Brasil. O custo para mudança pode variar entre 199 reais a 1.199 reais, e o processo de migração dura de 10 a 25 dias úteis.

 

Se a sua empresa está crescendo e você percebeu que é hora de buscar soluções para seu negócio, a Spartacus pode te ajudar a economizar tempo. Com nosso Software de Gestão, você  consegue otimizar tarefas do dia a dia e ter mais recursos para cuidar da empresa. Conheça nossos planos para você!

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)