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Qual é o futuro do e-commerce no metaverso?

O impacto na novidade que o metaverso causa é semelhante às discussões realizadas sobre a internet na década de 1970. Uma ideia futurista, longe de se concretizar. Mas, acreditamos que não estamos tão longe dessa imensa inovação.

 

Qual é a proposta dessa tecnologia?

 

O “metaverso” refere-se a uma mudança na forma como interagimos com a tecnologia em realidades virtuais e aumentadas. A proposta surgiu como uma inovação no ambiente virtual hiper-realista. Através desse ambiente, será possível “viver” através do uso de avatares em 3 dimensões.

 

A promessa é que o metaverso irá revolucionar o mundo tal como conhecemos hoje!

 

Quer saber mais sobre esse tema? Continue com a gente neste texto!

 

O termo metaverso surgiu em 2021, quando Mark Zuckerberg mudou o nome do Facebook para “Meta” em alusão ao metaverso.

 

A ideia é construir uma realidade muito semelhante à física, mas dentro do mundo virtual. Sua implementação ainda está sendo estudada, mas já gera muita expectativa para quem acompanha as atualizações.

 

Esse espaço online, uma “realidade virtual aumentada” permite que haja interações entre pessoas dentro de um espaço virtual-físico, um mundo híbrido.

 

Algumas empresas já vêm colocando o conceito em prática, como TIM Brasil, Banco do Brasil, Nike, McDonald’s, Balenciaga e muitas outras.

 

Você já imaginou poder estar em casa e poder participar de uma reunião de trabalho por meio do seu avatar?

 

Essa é a proposta! Integrar o mundo virtual com o mundo físico.

 

Evidente que essa tecnologia ainda passará por inúmeras melhoras, mas já se tem muitas expectativas!

 

A arte imita a vida ou a vida imita a arte?

 

As temáticas sobre o metaverso vem muito antes da popularização do termo. Já nos anos 1960, a ficção científica especulativa, através de escritores como Bruce Bethke, Neal Stephenson e William Gibson escreveram sobre um mundo altamente tecnológico e influenciado pela inteligência artificial. 

 

A ideia – que parecia muito distante – de “metaverso”, também era presente nas produções de inúmeros autores de games, que construíram narrativas onde era possível ter uma segunda alternativa de realidade.

 

Ou seja, a arte influencia a vida muito mais do que podemos imaginar. 

 

Em que etapa está a implementação do metaverso?

 

O surgimento de tecnologias de metaverso, incluindo social commerce, realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), criptomoeda e tokens não fungíveis (NFTs), já está impactando as estratégias das marcas.

 

O McDonald ‘s, por exemplo, já deu passos significativos na formação do seu metaverso.

 

Assim como a marca Nike, a rede de fast-food apresentou um pedido de registro de patente em plataformas virtuais.

 

No caso do McDonald ‘s, existe a intenção de integrar de forma mais clara o virtual com o real como a entrega em domicílio. Dentre outras possibilidades estão a criação de arquivos virtuais de arte, áudio e vídeo além de NFTs. A rede também incluiu a marca McCafé no pedido, além da intenção de oferecer shows online e experiências virtuais para seus consumidores.

 

O conteúdo interativo acerca da realidade aumentada e virtual está em alta e muitas marcas estão explorando essas novas experiências. 

 

Há de se destacar que os hardware e tecnologias necessárias para obter recursos ainda são muito caros. Contudo, marcas como a Meta estão oferecendo fones de ouvido VR e tecnologia semelhante a custos cada vez mais baixos, sinalizando que essas tecnologias se tornarão mais acessíveis, o que, por sua vez, levará à adoção em massa.

 

Muitas marcas estão buscando maneiras de oferecer promoções direcionadas, recomendações relevantes e oportunidades de engajamento como compras ao vivo.

 

Isso demarca que a experiência com o metaverso levará experiências personalizadas do cliente a outro nível.

 

Como se preparar para essa nova fase do comércio?

 

A evolução da tecnologia na próxima década será decisiva.

 

Para se preparar para essa próxima era de interação online, as marcas podem começar investindo em AR e VR, social commerce e outras ferramentas que permitam experiências integradas, omnicanal e personalizadas.

 

Formas de compra

 

Já entendemos que esse mundo híbrido, apesar de parecer distante, pode estar mais próximo do que imaginamos. Contudo, sua implementação ainda é restrita aos estratos mais abastados da sociedade e a popularização da tecnologia meta ainda está em curso.

 

Contudo, as marcas que iniciarem suas jornadas no metaverso hoje irão liderar o pacote nesta próxima fronteira do comércio.

 

Para pensar nas formas de compra, podemos imaginar dois indivíduos conversando pessoalmente.

 

O foco da tecnologia oferecida pelo metaverso para o e-commerce é permitir que o cliente tenha acesso, em tempo real, aos produtos que deseja adquirir e consiga concluir sua compra de maneira completamente virtual.

 

A aquisição de produtos acontecerá através do uso de blockchain e criptomoedas. Nesse universo, cada avatar possui uma conta e ninguém pode tirá-la.

 

Omnichannel

 

O conceito de omnichannel integra vários canais de venda físicos e virtuais. Tudo indica que a loja física será um espaço para o cliente imergir nas lojas digitais, mas de forma tridimensional.

 

No Brasil, já temos o exemplo da TIM, que abriu uma loja no Rio de Janeiro em que os clientes se deslocam até lá e visualizam os produtos por meio do metaverso.

 

Veja como isso é possível aqui. https://acontecendoaqui.com.br/tech/tim-inaugura-loja-conceito-e-replica-no-metaverso/

 

Quais as vantagens e as desvantagens do metaverso?

 

Assim como qualquer inovação, o metaverso possui vantagens e desvantagens.

 

Vantagens 

 

O metaverso proporcionará um ambiente customizável em que os empreendedores poderão interagir com seus consumidores de forma eficiente, o atendimento poderá ser muito mais humanizado através de avatares da realidade virtual.

 

Podemos citar também o trabalho home office (ou remoto).

 

Os funcionários poderiam atuar dentro de suas residências, deixando para trás modos de trabalho que vivenciamos hoje.

 

Desvantagens

 

A infraestrutura para o metaverso ainda é muito cara. Não à toa, somente as grandes marcas implementaram tais inovações.

 

Inovações como a tecnologia 5G no país poderá ser um passo importante, além do óculos virtual que tem grandes chances de se tornar um dos maiores propulsores dessa tecnologia.

 

Como o metaverso no e-commerce poderá ser aplicado?

 

Algumas maneiras que tornam possível essa inovação é através de provadores virtuais (onde será possível sentir e experimentar a mercadoria antes de finalizar a compra), recursos em 3D para experienciar lojas virtuais como se fosse no mundo físico, itens 100% digitais para o seu avatar, além da participação em eventos através de hologramas.

 

Apesar de ser uma realidade muito distante, é importante ficar de olho nessa tendência.

 

Como os atendimentos humanizados e a conexão criada entre marca e cliente aumentam as taxas de conversão, é necessário considerar a imersão do seu comércio eletrônico nesse novo universo.

 

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