Capital de giro faz parte da área financeira de uma empresa, uma das mais importantes. Preparamos esse blog com tudo o que você precisa saber.
O Capital de Giro é o recurso disponível para as despesas da empresa, ou seja, o dinheiro necessário para o negócio continuar funcionando.
Todos os recursos disponíveis da empresa – despensas e contas = capital de giro
Por que é tão importante:
O capital de giro é a ponta do iceberg, existem muitos pontos que influenciam a saúde financeira de uma empresa. Mas se esse fator está de acordo, já é um bom indicativo que o setor está bem organizado.
Sem esse recurso, as empresas podem aumentar o endividamento e até impedir o crescimento. E em casos de emergências e despesas extras, esse recurso vai diminuir o impacto da crise.
Tipos de capital de giro
Capital de giro líquido (CGL) – Todos os recursos financeiros
Capital de giro Líquido Negativo (CGLN) – É um sinal de alerta, significa que a empresa não tem recursos para quitar todas as dívidas e despesas.
Capital de Giro Líquido Positivo (CGLP) – É o contrário do CGLN, significa que a empresa tem recursos para quitar todas as dívidas e despesas.
O que o capital de giro garante:
-
Compra de matéria prima e pagamento dos fornecedores
-
Sabe aquelas vendas à prazo? É o capital de giro que garante que a empresa tenha dinheiro em caixa até receber todo o valor do cliente.
-
Manutenção do estoque
-
Pagamento dos funcionários
-
Pagamento de impostos e tributos
Como calcular
Se o Capital de Giro é tão importante para a saúde financeira de uma empresa, é fundamental saber calcular: