O KPI é uma sigla que significa Key Performance Indicator, em português Indicador Chave de Performance. É uma ferramenta utilizada principalmente para avaliar se as iniciativas da empresa estão atendendo às promessas da campanha.
Existem diversos tipos de indicadores de performance destinados a acompanhar o ritmo das informações, que se proliferam cada vez mais rápido. É fundamental que as empresas saibam quais métricas devem ser analisadas para fazer a diferença em suas campanhas.
E é aí que o KPI entra como uma ferramenta fundamental, pois disponibiliza resultados concretos, em números e porcentagens.
Como funciona o KPI?
Os números gerados pelos indicadores chaves de performance apontam para índices de resultados de uma campanha da empresa. Ou seja, o KPI fornece dados sobre a performance de determinada estratégia, vinculado aos objetivos estipulados pela empresa.
Tipos de KPI
Como dito anteriormente, existem diversos tipos de KPI, cada um com suas especificidades, que se encaixam nos diferentes tipos de empresas e negócios. Conheça:
Indicadores Estratégicos
Este tipo de KPI se relaciona diretamente com os objetivos definidos durante o planejamento da empresa. Um exemplo é o faturamento bruto da empresa.
Indicadores Táticos
São um pouco menos relevantes que os indicadores estratégicos, mas são fundamentais para saber se uma empresa está perto ou não de atingir os seus objetivos. Exemplo deste indicador é o faturamento por vendedor ou loja.
Indicadores Operacionais
Também conhecidos como OPIs, este tipo de indicador analisa de forma mais próxima o andamento das rotinas, de acordo com os indicadores estratégicos e táticos. Exemplo seria a análise de um tempo gasto para geração de um lead.
Como formular meu KPI?
Para a formulação dos indicadores-chave, é necessário estabelecer critérios baseados na política empresarial, considerando sua identidade, visão, ideias e missão. Assim como indicadores chave precisam ter objetivos, a gestão responsável por eles também, pois será a responsável pela estratégia adotada.
Por que o KPI é tão eficiente?
Já ficou claro que o KPI é fundamental para o auxílio em todo o processo de andamento de uma estratégia da empresa, informando para toda equipe o que de fato está trazendo resultado e o que não.
Mas de nada vale aplicar o KPI e não utilizá-lo da maneira correta. Desde a escolha do KPI até a pessoa da equipe que fará a análise dos dados definirá a eficiência da ferramenta.
É necessário levar alguns tópicos em conta como a necessidade de ser objetivo, para que a análise seja possível, mensurável, ou seja a necessidade de ser expressado em números, verificável e deve existir comunicação, de nada adianta definir os indicadores e mantê-los em segredo, isso não alcança resultados.
Defina bem suas metas e objetivos e aplique já a tecnologia KPI pois a eficiência da sua empresa depende das estratégias. O Software Spartacus te ajuda a organizar as tarefas rotineiras da empresa e como definir as suas estratégias.