DICAS PARA UMA BOA GESTÃO DE EQUIPE

O trabalho em equipe é muito necessário em empresas de qualquer setor. Seja com um grande número de pessoas ou grupo menor, é muito difícil um negócio prosperar sem que todos trabalhem em sintonia. É por isso que liderar uma equipe é uma das tarefas mais difíceis e mais necessárias para quem quer ter sucesso como empreendedor.

 

Diferente do que muita gente acredita, liderar não é um dom com o qual algumas pessoas nascem e outras não. É uma habilidade que pode ser desenvolvida, e uma boa liderança pode ser alcançada seguindo algumas iniciativas:

 

Conheça cada integrante

Um gerente precisa conhecer cada membro da equipe individualmente, sabendo as habilidades e características de todos eles. Só assim é possível aproveitar ao máximo o potencial de todo o time e delegar as tarefas certas para as pessoas certas.

 

Lidere por exemplo

Se você quer que seus colaboradores trabalhem motivados em todos os projetos, você deve ser o mais entusiasmado da equipe. Dê o exemplo também ao tratar todos com respeito, sabendo ser bem-humorado e sério nos momentos certos. Não esqueça que, muitas vezes, a equipe seguirá seu exemplo.

 

Mantenha-se sempre positivo

Sua equipe não vai ficar motivada se você se mostrar pessimista. Um bom líder mantém sempre um discurso e atitudes positivas que contagiam os membros da equipe, mesmo nas situações mais difíceis.

 

Garanta que todos sabem as metas

Sem acompanhar as metas com frequência, seus colaboradores podem perder facilmente o foco em meio às tarefas. É preciso divulgar e revisar os objetivos semanalmente, garantindo que toda a equipe entenda o que precisa fazer para alcançar as metas. Analise as atuações individuais e pergunte o que cada um tem feito para chegar nos objetivos. De acordo com as respostas, você pode ter que rever as metas e fazer diferente.

 

Saiba resolver conflitos

Em qualquer grupo de pessoas, há a possibilidade de acontecerem conflitos. Resolvê-los também é trabalho do gerente, que deve ser imparcial e não preferir nenhum dos lados envolvidos. Uma boa postura ao lidar com conflitos vai inspirar mais respeito e confiança de toda equipe.

 

Reconheça quem tem o melhor desempenho

Em uma boa gestão de equipe, os integrantes que se destacam merecem ser reconhecidos e premiados, inclusive para motivar cada um a melhorar cada vez mais seu desempenho. Mas tenha cuidado ao fazer isso, pois o objetivo é motivar a equipe, e não acabar criando uma competitividade exagerada.

 

Essas são algumas dicas que, se postas em prática, vão te ajudar a aprimorar sua liderança e melhorar o desempenho e convivência da sua equipe. Além desses pontos, há várias habilidades de liderança que você pode adquirir ao longo da carreira, mas que virão com o tempo e experiência.

 

Gostou dessas dicas? Comece a praticá-las e veja os resultados positivos no seu negócio! E continue no nosso blog para ler outras dicas da Spartacus para te ajudar a administrar sua empresa.

 

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