Na busca para atingir os objetivos e resultados satisfatórios, as empresas recobram o comprometimento dos colaboradores, Contudo, essa corrida pelo sucesso pode não levar em consideração processos que prezam pela saúde mental da equipe, o que pode acarretar em sobrecarga de trabalho.
O excesso de trabalho pode ser tóxico para o ambiente, pois em pouco tempo sua equipe pode estar esgotada mentalmente e a competitividade deixa de ser saudável e passa a ser um grande mal.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que mais tem pessoas com ansiedade. São mais de 18 milhões de brasileiros, ou 9,3% da população, afligidos por essa enfermidade.
Além da ansiedade, a Síndrome de Burnout foi considerada pela OMS uma doença ocupacional, ocasionada pelo estresse crônico e o excesso de atividade profissional, que gera o esgotamento físico e mental.
O que causa a sobrecarga de trabalho?
Na maioria das vezes, erros na gestão ou processos podem ocasionar a sobrecarga de trabalho.
Os processos da empresa precisam ser maduros, formalizados, padronizados e controlados para a melhoria contínua. Processos inadequados geram erros e retrabalhos, o que eleva a quantidade de horas de serviço.
Quais as consequências do excesso de trabalho?
Dentre as consequências desastrosas, pode-se destacar a insatisfação, desligamentos em massa, doenças e acidentes de trabalho (como lesão por esforço repetitivo e burnout), perda do comprometimento e do trabalho em equipe.
Como podemos contribuir para baixar esses índices e prezar pela saúde mental da equipe?
Combine ações e reduza a quantidade de tarefas desnecessárias.
Ofereça treinamentos necessários para executar tarefas.
Colha feedbacks e alinhe as expectativas com a sua equipe, de modo a verificar se as tarefas estão sendo executadas e distribuídas de forma correta.
Use a tecnologia ao seu favor, usando processos digitais para elevar a produtividade da equipe, melhorar a comunicação e padronizar processos.
Outras ações que podem ser realizadas pelas lideranças:
1. Desenvolva um clima organizacional harmonioso;
2. Evite sobrecarregar os colaboradores;
3. Estabeleça metas alcançáveis;
4. Reconheça os esforços dos colaboradores;
5. Viabilize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Com essas dicas, é possível criar um ambiente saudável à sua equipe!
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!