Dicas para prezar pela saúde mental dos seus colaboradores

Na busca para atingir os objetivos e resultados satisfatórios, as empresas recobram o comprometimento dos colaboradores, Contudo, essa corrida pelo sucesso pode não levar em consideração processos que prezam pela saúde mental da equipe, o que pode acarretar em sobrecarga de trabalho.

 

O excesso de trabalho pode ser tóxico para o ambiente, pois em pouco tempo sua equipe pode estar esgotada mentalmente e a competitividade deixa de ser saudável e passa a ser um grande mal.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que mais tem pessoas com ansiedade. São mais de 18 milhões de brasileiros, ou 9,3% da população, afligidos por essa enfermidade.

 

Além da ansiedade, a Síndrome de Burnout foi considerada pela OMS uma doença ocupacional, ocasionada pelo estresse crônico e o excesso de atividade profissional, que gera o esgotamento físico e mental.

 

O que causa a sobrecarga de trabalho?

 

Na maioria das vezes, erros na gestão ou processos podem ocasionar a sobrecarga de trabalho.

 

Os processos da empresa precisam ser maduros, formalizados, padronizados e controlados para a melhoria contínua. Processos inadequados geram erros e retrabalhos, o que eleva a quantidade de horas de serviço.

 

Quais as consequências do excesso de trabalho?

 

Dentre as consequências desastrosas, pode-se destacar a insatisfação, desligamentos em massa, doenças e acidentes de trabalho (como lesão por esforço repetitivo e burnout), perda do comprometimento e do trabalho em equipe.

 

Como podemos contribuir para baixar esses índices e prezar pela saúde mental da equipe?

 

Combine ações e reduza a quantidade de tarefas desnecessárias.

 

Ofereça treinamentos necessários para executar tarefas.

 

Colha feedbacks e alinhe as expectativas com a sua equipe, de modo a verificar se as tarefas estão sendo executadas e distribuídas de forma correta.

 

Use a tecnologia ao seu favor, usando processos digitais para elevar a produtividade da equipe, melhorar a comunicação e padronizar processos.

 

Outras ações que podem ser realizadas pelas lideranças:

 

1. Desenvolva um clima organizacional harmonioso;

2. Evite sobrecarregar os colaboradores;

3. Estabeleça metas alcançáveis;

4. Reconheça os esforços dos colaboradores;

5. Viabilize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

 

Com essas dicas, é possível criar um ambiente saudável à sua equipe!

 

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