Controle de estoque: por que, quando e como realizar na sua empresa?

Controle de estoque: por que, quando e como realizar na sua empresa? 

Para ter um negócio de sucesso, é fundamental ter uma gestão organizada dos processos. Para alguns empresários, contudo, as tarefas administrativas ainda são bastante onerosas, gerando muitas dúvidas quanto a melhor forma de gerenciar a empresa e, consequentemente, esse desgaste pode gerar perdas de mercadoria e dinheiro que poderiam ser evitadas. 

Por isso, entender como funciona uma boa gestão de estoque é fundamental para o seu negócio. 

Confira neste blog a importância do controle de estoque, e como realizá-la de forma exitosa!

O que é gestão de estoque?

O controle de estoque é, em síntese, o monitoramento e constante análise de todos os produtos do seu estoque, seja produto acabado, insumos ou matéria-prima, desde o fluxo de entradas e saídas, até o controle de perdas e a necessidade de novas compras. 

O controle de estoque atua sobre os processos de suprimento, envolvendo as seguintes decisões:

O que suprir? Em que quantidade suprir? Em que momento suprir?

Essas decisões ajudam no planejamento estratégico da sua empresa e auxilia o gestor a cumprir as demandas com precisão, de acordo com a relevância dos produtos para o mercado. 

Qual a importância do controle de estoque?

O controle do estoque realizado de forma efetiva auxilia sua empresa em processos de tomada de decisão operacional e é a base de qualquer negócio bem-sucedido. Ou seja, trabalhar sem excessos ou estoque parado, com perda de produtos por roubo ou vencimento de lote, garantindo que haja sempre disponibilidade para os seus clientes conforme a necessidade.

A oscilação da demanda também é um ponto importante de ser avaliado, pois sua empresa pode sofrer com a sazonalidade do mercado. Assim, é fundamental ter o controle efetivo do estoque, para ter segurança e assertividade nas decisões. 

Existem muitos erros que podem ser cometidos na hora de gerir seu estoque, como a compra excessiva ou a menos do que é necessário para o empreendimento, não realizar inventários periódicos, não atualizar as entradas e saídas em tempo real e ausência da padronização da descrição dos produtos. 

Como evitar erros na gestão do estoque?

A gestão de estoque é fundamental para o seu negócio, não é mesmo?

Como vimos, há uma série de problemas que podem lhe trazer dores de cabeça caso não haja um controle adequado. 

Cada empresa possui a sua forma de se organizar, suas necessidades e o seu momento. Assim, sabemos que cada uma delas pode determinar a melhor maneira de fazer o seu controle e nenhum deles está errado. 

No entanto, conforme a empresa cresce e evolui, o controle manual pode ser mais um problema para você.

A melhor solução para evitar todos os erros mencionados (e diversos outros) de uma só vez, é adquirir um sistema de gestão de estoque que realize o gerenciamento completo de todos os processos envolvidos nesse tipo de gestão. ‍ 

Além disso, um sistema de gestão conta com diversos tipos de relatórios personalizados que podem ajudar, e muito, na criação de estratégias e novos cenários para a sua empresa, através da análise de vendas por período e curva ABC, por exemplo. 

Como manter um estoque organizado?

São inúmeras possibilidades para gerenciar o seu estoque, dentre eles, o software de gestão que contribuirá, e muito, para o crescimento da sua empresa. 

Adotar sistemas como ERP altamente eficazes como o da Spartacus, podem ajudar você em inúmeras tarefas, como:

  • Geração de relatórios estratégicos;
  • Otimização do gerenciamento de compras;
  • Otimização do controle de estoque.

E muito mais!

Com a Spartacus para ajudar na gestão de estoque, fica tudo mais fácil! Conheça nosso ERP e tenha os melhores resultados na gestão de estoque de sua empresa!

Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

 

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.