Toda empresa de sucesso começou com uma ideia
Imagine que, em 2009, você está em outra cidade, precisa voltar para o hotel mas não consegue um táxi. Dessa situação surge a ideia: criar uma empresa de transporte individual com um motorista particular que já estivesse na região. Será que é uma ideia boa? Bom, já conhecemos o desfecho dessa história: foi assim que surgiu a UBER!
Em 2009, Travis Kalanick e Garret Camp estiveram nessa situação, tiveram a ideia e colocaram em prática. 12 anos depois a empresa é um sucesso e conhecida internacionalmente.
Mas o que separa uma ideia boa de uma ideia ruim?
Infelizmente ainda não existe um site em que descrevemos nossa ideia e ele diz se vai dar certo ou não. São muitas variáveis que definem o sucesso de uma empresa, mas se a ideia central não for boa, dificilmente alcançará sucesso.
Existem dois grandes tipos de ideias: produto ou serviço que já existe (com vários concorrentes) e produto ou serviço inovador que não existe. Na primeira situação, continua sendo importante ter um diferencial porque mesmo “ideias que já dão certo” não são garantias de sucesso. Para a segunda situação, vale a pena se questionar se essa novidade realmente é útil para as pessoas.
A minha necessidade também é de outras pessoas?
A maior parte das ideias surge de um problema ou desafio que alguém se depara, como a Uber que mencionamos no começo.
Uma dica é: a sua necessidade vai ser de pessoas como você, então esse provavelmente será o seu público alvo.
Público alvo ideal
Um dos pontos importantes para o sucesso da sua ideia, é conhecer as necessidades das pessoas. Separamos algumas perguntas para te ajudar:
Quais problemas elas enfrentam?
Como elas compram?
Qual a rotina delas?
O que precisam?
Como você pode ajudar?
Conhecendo o mercado
Para transformar uma ideia em realidade, é necessário planejamento. E para traçar um caminho mais seguro, saber como o mercado funciona é fundamental.
Segmentos saturados
Ah esse setor já tem muita concorrência, não vale a pena! Será mesmo? Veja o exemplo da Nubank. Os fundadores estavam insatisfeitos com os serviços bancários no país e criaram uma empresa com menos burocracia, o resultado dessa ideia já sabemos!
Expectativa X realidade
Quanto de renda a sua ideia pode gerar e o quanto você deseja faturar? Um dos pontos para considerar é o padrão de vida que pretende conseguir com a sua ideia e se ela realmente tem esse potencial.
Paixão
Já imaginou passar anos fazendo algo que você não gosta e não te motiva? Por isso é importante ter uma ideia que seja a sua paixão. Um produto ou serviço que não seja atrativo para você mesmo, vai ser difícil de conquistar sucesso.
Críticas
Ache todos os defeitos da sua ideia, se for preciso, compartilhe com outras pessoas e pergunte a opinião delas. Mas por quê? Porque você vai conhecer todos os pontos negativos e procurar soluções para aprimorar a sua ideia.
Ética
Acima de tudo, você precisa ser transparente e honesto com o público-alvo. Vamos ao último exemplo: a Juicero era uma empresa que vendia uma máquina de suco conectada com Wifi. Era necessário a máquina e os pacotes com a bebida para espremer. Mas as pessoas descobriram que a máquina era totalmente desnecessária, era possível espremer o pacote de suco com as próprias mãos.
Então, tenha certeza de que a ideia faz sentido e seja honesto com as pessoas.
Esses são alguns direcionamentos que temos para você, a ideia é um dos primeiros passos para o sucesso da empresa, mas a dedicação e esforço também são essenciais. Empreender é correr riscos, mas a Spartacus se preocupa com a sua empresa. Por isso temos sistemas de gestão para ajudar pequenas e médias empresas a aumentarem a produtividade e lucro, conheça: https://spartacus.com.br/#planos