img_0002.jpg

Como ter um controle de estoque eficiente

Ter um controle de estoque eficiente é uma das principais formas de manter a lucratividade do negócio. Estoque parado é dinheiro parado. Além disso, o estoque é um dos principais “gargalos” na maioria das empresas – vemos isso diariamente em nossas visitas comerciais aqui da SPARTACUS. Então, como controlar bem meu estoque?

Não basta um software atualizado e eficiente. É preciso ter uma equipe qualificada e de confiança para o trabalho. Veja nossas dicas abaixo:

Tenha um estoquista de confiança.

O primeiro passo é contar com profissional experiente, organizado e de confiança. Ele controlará não apenas entrada e saída de produtos, mas também prazo de validade e evitará que produtos sejam quebrados, extraviados ou desviados. Questões fiscais também estão envolvidas aqui, mas falaremos disso em outro post.

Procure a melhor forma de controle.

Há diversas técnicas disponíveis que pode ajudar no seu negócio conforme o produto que trabalha. Você pode priorizar a venda de mercadorias que foram primeiro ao estoque, armazenadas a mais tempo. Pode optar em vender o lote com melhor preço ou ainda trabalhar com a média de preço dos lotes e trabalhar conforme a demanda. É preciso ver qual se adapta melhor ao negócio e ao momento do mercado.

Contabilize o inventário.

Ao fazer a contagem no estoque, contabilize os itens. Isso te dará ideia do investimento parado e como serão conduzidos os próximos passos. Faz parte do planejamento e controle da empresa como um todo conhecer a fundo o estoque e o valor que se tem lá.

Organize os produtos conforme categorias.

Cada tipo de produto precisa de um tipo de armazenamento. Por isso, quando for organizar seu estoque, procure deixar próximos os produtos semelhantes. Também é importante organizar conforme prazo de validade e tipo de material. Alguns não podem ser misturados, ou você poderá perder os dois.

Faça controles periódicos.

Tenha como prática o inventário rotativo, que define ciclos para verificação dos produtos. Além de melhorar o controle, esse tipo de inventário facilita a identificação de falhas.

Compre conforme histórico de movimentação.

Não pense em reabastecimento com finalidade de reposição. É preciso levar vários critérios em consideração, como sazonalidade, demanda, volume de venda. E lembre-se: estoque parado é dinheiro parado. O sistema de Gestão de Estoque do SPARTACUS te mostra os melhores fornecedores e quando fazer as compras.

Negocie com seus fornecedores.

Empresas flexíveis e ágeis na entrega devem ser prioridade para sua empresa. Eles garantem que você não ficará sem produto. Não basta ter qualidade e preço. Agilidade conta muito.

Invista em queima de estoque.

Quando você tem produtos com pouca saída, faça queima de estoque para liquidá-los. Com isso, você recupera o dinheiro e livra espaço para mercadorias com maior rotatividade.

Controle de forma rígida entradas e saídas.

Quanto mais controle se tem do estoque, melhor será a lucratividade. Todos devem ter ciência que, em controle de estoque, não se pode deixar para registrar depois. O trabalho deve ser feito no momento, na hora. Depois poderá gerar muitos furos e problemas, prejudicando todo o negócio.

Invista em um software de gestão.

Esta é a melhor forma de manter o controle de estoque. É mais prático para atualizar e mais eficiente no controle de informações, além de diminuir tempo de operação e evitar retrabalho. Ele permite melhorar as tomadas de decisões e ter maior controle sobre o que se tem, o que sai e quem controla isso tudo. Com a ferramenta, também será possível criar quantidades mínimas e máximas para cada produto em estoque, evitando dinheiro parado ou falta de produto. Escolha uma plataforma de fácil uso e que se adeque às necessidades do negócio.
O sucesso do negócio depende de uma série de fatores. Todos devem caminhar juntos e em sintonia. Qualquer erro ou diferença entre eles poderá se tornar prejuízo. Qualquer falha na gestão se torna um custo alto para seus negócios.

Quer conhecer mais sobre nosso sistema de controle de estoque? Ligue para 42 3223-6164 e marque uma visita!

Diagnóstico Grátis