Avião entre edificios

Crie e cresça na crise     

A palavra crise está fazendo parte de nosso vocabulário quase que diário. Mas, diferentemente do que muitos pensam, a crise não tem somente aspectos negativos. Ela geralmente vem cheia de oportunidades. É preciso estar atento para não deixá-las passar. É em momentos de crise que as coisas e negócios se transformam. O grande segredo desse momento é fazer mais com menos. Otimizar recursos, equipe e tempo. Produtividade é essencial!

Muitas vezes fazemos da palavra crise a melhor de nossas desculpas. “Nada acontece por causa da crise”. E, na maioria das vezes, não acontece por falta de ação. As grandes empresas ficam ainda maiores esses momentos. Sabe por que? Porque elas ganham agilidade nas tomadas de decisões, nos investimentos e deixam as operações mais enxutas. É o famoso “mais com menos”.

E não estamos falando aqui apenas em corte de custos, mas sim em remodelar o negócio.

Não importa o tamanho da empresa ou do valor que será economizado ou investido de outra forma. A readequação de custos e investimentos fará muita diferença.

Como melhorar o processo de gestão

Planejamento

O primeiro passo é visão de longo prazo. Não pense sua empresa apenas nesse momento e em tentar mantê-la viva na crise. Pensa em longo prazo. Você precisará enxugar agora para continuar crescendo. Planejamento é fundamental. Além de melhorar a percepção do seu negócio, você consegue evitar muitos erros.

Para elaborar esse planejamento, você deve:

- Criar metas juntamente com a equipe

– Ordená-las conforme prioridade e viabilidade.

– Criar visão única da empresa, sobre onde quer chegar e como fará.

– Potencializar resultados e direcionar esforços para o resultado desejado.

Organização

Organização é outra peça fundamental desse processo. Não basta ter um bom planejamento. É preciso organização para fazê-lo acontecer. Organizar tarefas diárias, otimizar reuniões, melhorar a comunicação e fazer máximo aproveitamento do tempo são algumas estratégias que devem ser adotadas.

Para auxiliar no processo de organização, há diversas ferramentas disponíveis no mercado. Procure implantar em sua empresa um sistema de gestão empresarial. Com ele, você ganhará mais tempo para fazer mais dinheiro. Um dos sistemas mais completos disponíveis no mercado é o Spartacus ERP. Ideal para pequenas e médias empresas, atacadistas e distribuidores e para prestadores de serviços, o sistema agiliza processos, melhora a produtividade e fornece preciosas informações gerenciais para administrar o seu negócio.

Através de ferramentas de gestão, é possível obter:

– Redução de custos

– Eliminação de retrabalho

– Relatórios gerenciais com foco nas tomadas de decisão

– Planejamento

– Atualização em relação às obrigações legais

– Ganho de produtividade

– Economia de tempo

Informação

Estar bem informado e conhecer a fundo seu negócio também são diferenciais num momento de instabilidade. São essas informações que ajudarão a reconhecer e se antecipar aos problemas. Quanto mais informações se dispõem, mais preparado o profissional estará para as ameaças internas (insatisfação dos funcionários, problemas com manutenção de equipamentos) e externas (avanço da concorrência, mudanças tributárias).

Controle orçamentário

Quando se tem um controle orçamentário eficiente, a empresa sabe para onde está caminhando e até onde pode chegar. Além disso, ele apresenta todos os gastos, nos quais será possível distinguir os necessários dos supérfluos, apontando inclusive para onde se deve cortar ou enxugar.

Um controle eficiente leva em conta não só os aspectos da empresa em si, como controle de estoque, qualidade do produto, equipamentos, mas também o cenário externo, como inflação, taxas de juros, legislação. A partir dessas informações é possível ter uma ideia do cenário local, do mercado e avaliar as vantagens de continuar ou não investindo da forma como vem fazendo e no local em que vem fazendo.

Unindo um bom planejamento, um bom controle de orçamento e um sistema de gestão eficiente, sua empresa reúne todos os itens para o sucesso. Quando se está preparado, não há crise. Há momento para criar e crescer.

Diagnóstico Grátis