O melhor sistema ERP para sua empresa!
SpartacusSpartacusSpartacus
(42) 3323-9135

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE IRPJ

Ter conhecimento sobre o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)  é essencial para você que é empreendedor! Ele é um dos principais impostos empresariais do país. Por isso não se preocupe, reunimos aqui neste blog todas as informações que você precisa saber para saber o que é e como funciona a declaração do IRPJ.

O que é o Imposto de Renda Pessoa Jurídica? 
O Imposto de Renda Pessoa Jurídica é basicamente um tributo federal cobrado sobre o faturamento, patrimônio acumulado, e movimentação financeira das empresas anualmente. Este imposto tem o objetivo de informar ao Governo sobre a evolução do patrimônio das empresas de todo o Brasil e  representa uma das maiores fontes de arrecadação do Governo Federal.

Quais empresas devem declarar o IRPJ? 
O Imposto de Renda Pessoa Jurídica é obrigatório para todas as empresas que possuem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ),e o pagamento varia de acordo com as tributações geradas durante o ano de análise, podendo ser feito de duas formas diferentes A primeira maneira é trimestral onde os pagamentos devem ser feitos no final de março, junho, setembro e dezembro. A segunda maneira é anualmente onde o pagamento todo é feito de uma única vez.

Quais são os modelos de tributação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica? 
Existem quatro modalidades diferentes para o pagamento do IRPJ e com exceção do simples nacional, em todas a alíquota é de 15%. Confira as modalidades abaixo para identificar qual melhor se encaixa no seu negócio:

1) Lucro Real 
Utilizado pela maioria das empresas, o tributo no lucro real é baseado no valor real do lucro de faturamento  pela cooperação no período analisado.

2) Lucro Presumido 
Esta opção é destinada às empresas que possuem lucro entre R$4 milhões e R$78 milhões e é pago trimestralmente.

3) Simples Nacional
As empresas enquadradas no Simples Nacional realizam o pagamento do Imposto de Renda de maneira mais simples e ágil, isso porque é feito através de guias de  impostos municipais, estaduais e federais emitidas mensalmente.

4)Lucro Arbitrado
Esta é uma modalidade especial destinada a empresas que não atendem exigências de prestação de contas por suspeitas de fraude pela Receita Federal por falta de informação.

Gostou de saber um pouco mais sobre IRPJ? Então não perca mais tempo e venha já para a Spartacus que te ajudamos a implementar essa ferramenta na sua empresa. Entre em contato com o nosso time, aqui você tem acesso a ferramentas integradas que de forma rápida e prática, irão otimizar as tarefas rotineiras da sua empresa.

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)