O melhor sistema ERP para sua empresa!
SpartacusSpartacusSpartacus
(42) 3323-9135

O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E COMO ELE PODE TE AJUDAR A EMPREENDER

Quem começa a empreender acaba descobrindo, por bem ou por mal, que planejamento é essencial e que pode fazer toda a diferença entre sucesso e fracasso empresarial. O Planejamento Estratégico é uma super ferramenta que possibilita uma análise interna e externa do negócio. E para quê? Para que você, empreendedor, possa formular estratégias focadas em objetivos determinados e que prepara todos os setores necessários para colocar em prática.

 

Para você entender quão benéfico pode ser o uso dessa ferramenta, ela possibilita:

  • Economia de recursos financeiros;

  • Objetivos concretos resultam em maior probabilidade de atingi-los;

  • Previsão de erros e dificuldades pelo caminho, junto de soluções pré-definidas;

  • Mensurar seus resultados;

  • Padronização do desempenho;

  • Propostas de metas possíveis;

  • Maximização da eficácia dos seus resultados!

 

Agora você deve estar querendo saber como elaborar um Planejamento Estratégico, onde ele se diferencia de um mero planejamento? O que é necessário?

 

Para que sua empresa receba esse up, você precisa conhecer sua empresa! Sim e você irá pensar que isso é besteira, afinal você já conhece o seu negócio, ele é SEU, não é mesmo? Então, confira o checklist abaixo:

 

  1. Qual é a missão, a visão e os valores da sua empresa?

Esses são os pilares de toda empresa! Aqui é onde você define como a sua empresa irá se posicionar no mercado e qual a mensagem que ela quer transmitir aos clientes, inclusive para você saber quem são os seus clientes ideais, os seus valores precisam condizer com o seu público.

 

Para começar, responda:

  • Como você vê sua empresa?

  • Como quer que as pessoas vejam a sua empresa?

  • Qual o seu grande objetivo? O que caracteriza alcançar o sucesso?

 

  1. Quais são os seus objetivos e as metas da sua empresa?

Veja que, apesar de similar, essa pergunta é diferente da anterior. Ao abrir um negócio, qual foi o objetivo que te levou a isso?

 

Todo planejamento estratégico precisa levar a algum lugar, no caso, atingir suas metas e objetivos, aqueles definidos antes mesmo de abrir o novo negócio, pois todas as ações definidas serão em busca de concretizar tais objetivos. Leve em consideração:

 

  • Objetivos a curto e longo prazo;

  • Que sejam possíveis;

  • Ser ambicioso é sempre válido, mas tenha consciência das limitações e do quanto está disposto a investir!

 

  1. Quanto você pode gastar?

Chegamos ao ponto fundamental de um planejamento estratégico: o financeiro!

 

É essencial ter em mente seus limites financeiros, pois quando falamos em objetivos possíveis, precisamos considerar quanto é possível investir neles – inicialmente, pelo menos, afinal esse número pode crescer conforme você progride no mercado. Ao estruturar seu Planejamento Estratégico é necessário ser consciente que precisa de investimentos para tirá-lo do papel, então a realidade pode ser limitada, mas ela pode garantir passos mais seguros, com menos probabilidade de fracassos ou problemas financeiros.

 

Depois de definir o valor, organize seu Planejamento! Distribua sua verba em todas partes que fazem parte do seu plano: marketing, funcionários, materiais, fornecedores, etc.

 

  1. Por onde você vai começar?

Apenas depois de ter as respostas das perguntas anteriores, você poderá fazer um Roteiro que irá guiar todo seu trabalho, a fim de alcançar suas metas.

 

O que precisa ser feito para concretizar os objetivos que definiu? Você deve colocar tudo no papel, de forma organizada, estruturada e com as ações necessárias definidas, inclusive as que não são possíveis no momento. Para as que AINDA não são possíveis: o que precisa para torná-las possíveis? Para as que já podem ser realizadas, quais os próximos passos?

 

Importante: nem tudo é um mar de rosas no empreendedorismo, lembra? Então, leve em consideração os problemas que pode encontrar pelo caminho e quais as soluções e alternativas, pois isso poderá te salvar de diversas situações.

 

O Planejamento Estratégico é o seu guia! Ele ajudará sua empresa a alcançar o sucesso, destaque no mercado, crescimento e conclusão dos seus objetivos. E mesmo que você tenha iniciado seu negócio sem elaborar um planejamento, ainda há tempo! Comece o seu agora mesmo.

 

E para os próximos passos, a Spartacus Sistemas pode auxiliar no momento de automatizar processos do seu dia a dia, uma ação essencial que você pode incluir no seu planejamento estratégico e otimizar tempo e dinheiro! Entre em contato para saber mais!

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)