O melhor sistema ERP para sua empresa!
SpartacusSpartacusSpartacus
(42) 3323-9135

O QUE É O CAPITAL DE GIRO

Capital de giro faz parte da área financeira de uma empresa, uma das mais importantes. Preparamos esse blog com tudo o que você precisa saber.
O Capital de Giro é o recurso disponível para as despesas da empresa, ou seja, o dinheiro necessário para o negócio continuar funcionando.

Todos os recursos disponíveis da empresa – despensas e contas = capital de giro

Por que é tão importante:

O capital de giro é a ponta do iceberg, existem muitos pontos que influenciam a saúde financeira de uma empresa. Mas se esse fator está de acordo, já é um bom indicativo que o setor está bem organizado.
Sem esse recurso, as empresas podem aumentar o endividamento e até impedir o crescimento. E em casos de emergências e despesas extras, esse recurso vai diminuir o impacto da crise.

Tipos de capital de giro
Capital de giro líquido (CGL) – Todos os recursos financeiros

Capital de giro Líquido Negativo (CGLN) – É um sinal de alerta, significa que a empresa não tem recursos para quitar todas as dívidas e despesas.

Capital de Giro Líquido Positivo (CGLP) – É o contrário do CGLN, significa que a empresa tem recursos para quitar todas as dívidas e despesas.

O que o capital de giro garante:

  • Compra de matéria prima e pagamento dos fornecedores

  • Sabe aquelas vendas à prazo? É o capital de giro que garante que a empresa tenha dinheiro em caixa até receber todo o valor do cliente.

  • Manutenção do estoque

  • Pagamento dos funcionários

  • Pagamento de impostos e tributos

Como calcular

Se o Capital de Giro é tão importante para a saúde financeira de uma empresa, é fundamental saber calcular:

Com todas essas informações, você consegue fazer uma análise da saúde financeira da sua empresa para garantir o lucro e crescimento do seu negócio. Se você tem dificuldades no controle de caixa, estoque e no setor de finanças, temos Sistemas de Gestão que podem ajudar na organização da sua empresa. Entre em contato e saiba mais.

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)