O melhor sistema ERP para sua empresa!
SpartacusSpartacusSpartacus
(42) 3323-9135

FAZENDA INTELIGENTE: COMO TRANSFORMAR SEU AGRONEGÓCIO

A modernidade vem desenvolvendo o setor digital em todos os âmbitos da sociedade. A tecnologia chegou também ao campo, com o objetivo de implementar meios para facilitar, desenvolver e aprimorar o agronegócio, principalmente no Brasil, país que é referência no agronegócio.
A fazenda inteligente é um exemplo de desenvolvimento digital no campo, e você agricultor e empresário do campo deve ficar atento para implementar essas tecnologias aliadas do seu negócio.

O que é uma fazenda inteligente? 
De forma abrangente, a fazenda inteligente nada mais é do que a implementação da tecnologia em ferramentas no campo, em todas as operações, desde a obtenção de insumos agrícolas até a chegada do produto ao consumidor final para aumentar a produtividade e reduzir os custos.
Quando o campo se torna mais inteligente, moderno e eficiente com a tecnologia, se torna também mais competente e competitivo no mercado.

Como funciona a fazenda inteligente? 
A fazenda inteligente consiste na digitalização de todos os processos agrícolas, com o objetivo de auxiliar o produtor rural no acesso em tempo real de informações, seja por exemplo de clima, irrigação, condições do solo ou qualidade do ar. Exemplo são as câmeras de vigilância para monitorar as atividades no campo.
Esse fácil e amplo acesso a informações auxilia na otimização dos recursos, gestão do campo e previsão de incidentes que podem prejudicar a lavoura.
Outro exemplo de ferramenta são os sensores, que podem emitir uma notificação para o produtor rural por SMS ou e-mail. A computação em nuvem também pode ser adaptada ao campo, proporcionando agilidade em toda a cadeia produtiva.

Importância da fazenda inteligente
Com a implementação da fazenda inteligente, decisões importantes param de ser baseadas em puro “achismo” e passam a ser baseadas em dados factuais, pois nada passa despercebido pelos equipamentos, que registram as informações e cruzando-as e gerando relatórios interpretativos.
Isso tudo sem contar na otimização dos processos que a tecnologia leva para o campo, gerenciando o solo, plantas, animais, contribuindo para uma alimentação mais adequada e controle de doenças, aumentando o valor do negócio.

Exemplos de ferramentas utilizadas na fazenda inteligente 
Existe uma gama de equipamentos usados na fazenda inteligente, além das câmeras e sensores descritos anteriormente. Confira alguns exemplos:

  • Telemetria
  • Software de agricultura
  • Software de gestão
  • Drones, robôs e equipamentos

Gostou de saber um pouco mais sobre Fazenda Inteligente? Então não perca mais tempo e venha já para a Spartacus que te ajudamos a implementar essa ferramenta na sua empresa. Entre em contato com o nosso time, aqui você tem acesso a ferramentas integradas que de forma rápida e prática, irão otimizar as tarefas rotineiras da sua empresa.

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)