O melhor sistema ERP para sua empresa!
SpartacusSpartacusSpartacus
(42) 3323-9135

COMO FAZER UM BOM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

As empresas que mais se destacam no mercado em sua grande maioria são aquelas que sabem quais são os seus objetivos e como alcançá-los, ou seja são aquelas empresas que possuem um bom planejamento estratégico.
E o que melhor do que aproveitar o ínicio deste 2022 para criar um bom planejamento estratégico para sua empresa? Por isso continue lendo este blog, trouxemos dicas valiosas de como fazer um bom planejamento estratégico.

O que é planejamento estratégico? 
Para que uma empresa tenha sucesso é indispensável seguir três passos:
1. estipular objetivos,
2. ter um planejamento estratégico,
3. execução.

Quando uma empresa falha em algum desses passos, pode botar tudo a perder. Os objetivos são o norte da empresa, apontam para onde ela quer chegar. O planejamento estratégico ajuda que a empresa conquiste esses objetivos apontando um norte, é uma espécie de mapa que aponta os possíveis caminhos para que o objetivo seja conquistado. A execução é o trajeto em si.
Portanto, um bom planejamento estratégico é indispensável para que a empresa direcione e organize todos os seus processos e conquiste seus objetivos.

 Como fazer um bom planejamento estratégico? 
Um bom planejamento estratégico além de auxiliar a empresa na conquista de objetivos, aponta como fazer isso de forma eficiente, lucrativa e sustentável. Confira algumas dicas de como fazer um bom planejamento estratégico:

1) Faça um diagnóstico realista da situação da empresa
O erro de muitas empresas é agir e elencar dados e informações da empresa por puro “achismo”, é indispensável fazer um diagnóstico realista da saúde da empresa, Fazer um bom levantamento, interno e externo da empresa], identifique quais são os pontos positivos e negativos, erros e acertos para que assim seja possível entender a real situação da empresa e tome suas ações e decisões mais adequadas.

2) Fortaleça a identidade organizacional
Se a sua empresa já está no mercado, mas ainda não apresenta identidade visual própria é necessário fortalecer essa identidade organizacional urgentemente. Estipule qual a missão da empresa, porque ela existe, quais são seus objetivos, sonhos e valores.
É importante que esses tópicos fiquem claros para o público, isto é importante para contratação de pessoas e lançamento de produtos, por exemplo.

3) Defina metas realistas
Uma vez que a identidade organizacional foi criada é importante estipular metas realistas e possíveis de serem atingidas. Uma forma de aplicar e conquistar essas metas é utilizando indicadores de sucesso, com ele você consegue acompanhar o desempenho das metas.

4) Faça o plano de ações
Com as metas já bem definidas é possível prosseguir para a criação do plano de ações, para estipular os caminhos a serem seguidos, para que as metas e objetivos sejam alcançados.

5) Acompanhamento
Agora é simples, como tudo já foi estipulado, sua principal função é realizar o acompanhamento dessas etapas, verificar e garantir que o planejamento estratégico está sendo cumprido. Seja flexível e esteja sempre atento às mudanças do mercado, que podem exigir adaptações.

Faça já o seu planejamento estratégico com a ajuda do Software Spartacus! Somos referência em soluções e gestão de atividades rotineiras para sua empresa.

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)