COMO FAZER UM BOM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

17 de fevereiro de 2022

COMO FAZER UM BOM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

As empresas que mais se destacam no mercado em sua grande maioria são aquelas que sabem quais são os seus objetivos e como alcançá-los, ou seja são aquelas empresas que possuem um bom planejamento estratégico.
E o que melhor do que aproveitar o ínicio deste 2022 para criar um bom planejamento estratégico para sua empresa? Por isso continue lendo este blog, trouxemos dicas valiosas de como fazer um bom planejamento estratégico. 
 
O que é planejamento estratégico? 
Para que uma empresa tenha sucesso é indispensável seguir três passos: 
1. estipular objetivos, 
2. ter um planejamento estratégico, 
3. execução. 
 
Quando uma empresa falha em algum desses passos, pode botar tudo a perder. Os objetivos são o norte da empresa, apontam para onde ela quer chegar. O planejamento estratégico ajuda que a empresa conquiste esses objetivos apontando um norte, é uma espécie de mapa que aponta os possíveis caminhos para que o objetivo seja conquistado. A execução é o trajeto em si.
Portanto, um bom planejamento estratégico é indispensável para que a empresa direcione e organize todos os seus processos e conquiste seus objetivos. 
 
 Como fazer um bom planejamento estratégico? 
Um bom planejamento estratégico além de auxiliar a empresa na conquista de objetivos, aponta como fazer isso de forma eficiente, lucrativa e sustentável. Confira algumas dicas de como fazer um bom planejamento estratégico:

1) Faça um diagnóstico realista da situação da empresa
O erro de muitas empresas é agir e elencar dados e informações da empresa por puro “achismo”, é indispensável fazer um diagnóstico realista da saúde da empresa, Fazer um bom levantamento, interno e externo da empresa], identifique quais são os pontos positivos e negativos, erros e acertos para que assim seja possível entender a real situação da empresa e tome suas ações e decisões mais adequadas.

2) Fortaleça a identidade organizacional 
Se a sua empresa já está no mercado, mas ainda não apresenta identidade visual própria é necessário fortalecer essa identidade organizacional urgentemente. Estipule qual a missão da empresa, porque ela existe, quais são seus objetivos, sonhos e valores. 
É importante que esses tópicos fiquem claros para o público, isto é importante para contratação de pessoas e lançamento de produtos, por exemplo.
 
3) Defina metas realistas
Uma vez que a identidade organizacional foi criada é importante estipular metas realistas e possíveis de serem atingidas. Uma forma de aplicar e conquistar essas metas é utilizando indicadores de sucesso, com ele você consegue acompanhar o desempenho das metas. 

4) Faça o plano de ações 
Com as metas já bem definidas é possível prosseguir para a criação do plano de ações, para estipular os caminhos a serem seguidos, para que as metas e objetivos sejam alcançados. 

5) Acompanhamento 
Agora é simples, como tudo já foi estipulado, sua principal função é realizar o acompanhamento dessas etapas, verificar e garantir que o planejamento estratégico está sendo cumprido. Seja flexível e esteja sempre atento às mudanças do mercado, que podem exigir adaptações. 
 
Faça já o seu planejamento estratégico com a ajuda do Software Spartacus! Somos referência em soluções e gestão de atividades rotineiras para sua empresa.
 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.