COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A EFICIÊNCIA DA MINHA EMPRESA?

23 de abril de 2021

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A EFICIÊNCIA DA MINHA EMPRESA?

Saber como aumentar a produtividade de uma empresa é o maior desafio de todo empreendedor. Visando a eficiência, o seu negócio pode aproveitar melhor seus recursos, reduzir custos, otimizar processos e ainda ganhar vantagens competitivas sobre a concorrência. 

 

A longo prazo, são grandes os ganhos com a produtividade e podem fazer diferença entre a prosperidade e fracasso. Para te ajudar com esse desafio, vamos te dar dicas práticas e ferramentas para aumentar a produtividade da sua equipe. 

 

Não há uma fórmula para isso acontecer, mas é possível traçar alguns atalhos para encurtar esse passo. 

 
  1. Tenha uma nuvem

O objetivo de ter uma nuvem é muito mais do que não perder dados. O Google e a Microsoft oferecem editores de textos, planilhas e inúmeras possibilidades de integrações que podem auxiliar na rotina da sua empresa. 

 
  1. Invista em uma automação

Essa é uma ótima maneira de aumentar a produtividade da sua equipe. Com uma automação você pode concentrar as estratégias e a produção de valor, em vez de gastar tempo com tarefas repetidas, que serão delegadas à máquina. 

 
  1. Distribua tarefas

Além das tarefas que serão feitas pelas máquinas, o gestor também precisa distribuir tarefas para seus funcionários. Se você é aquele tipo de líder que bota a mão na massa, é preciso ter cuidado para não perder o foco das estratégias e decisões que são capazes de levar o seu negócio ainda mais longe. 

 
  1. Implemente KPIs

Os indicadores-chave de desempenho devem ser adotados especificamente pensando em aumentar a produtividade da sua empresa. Eles servem para fazer uma avaliação de todos os setores do seu negócio. 

 
  1. Tenha foco no employee experience

Para aumentar a produtividade do seu negócio, você deve focar no capital humano, são as pessoas que geram a produtividade. Elas pensam, inovam e encontram maneiras de ser mais eficientes. Mesmo que sejam as máquinas que auxiliam a acelerar os processos, quem as controla e administra são os colaboradores. 

 
  1. Reduza reuniões

Se mandar um email pode resolver aquilo que você resolveria em uma reunião, então está feito. Caso seja de extrema necessidade um encontro presencial, é preciso identificar o problema que a reunião quer resolver. Também é importante sair da reunião com os objetivos bem definidos, que precisam ser comunicados aos interessados. 

 
  1.  Aplique uma melhoria contínua

Um exemplo é o ciclo PDCA, para aplicá-lo você deve seguir os seguintes passos:

 
  • Planejar: pensar em planos bem definidos e completos;

  • Executar: colocar em prática;

  • Checar: fazer a verificação das ações, para identificar possíveis erros; 

  • Ação: agir nos erros encontrados na etapa anterior, para que sejam corrigidos e a eficiência mantida.

 
  1. Adote uma plataforma de gestão

Esse ponto pode fazer uma grande diferença na produtividade da sua empresa. Um software de gestão como os da Spartacus automatizam muitas operações, como a emissão de notas fiscais e boletos, fluxo de caixa, gestão de estoque e integração com todos os setores da empresa, essa inter-relação com as diferentes áreas pode ser um impulso para aumentar a eficiência e produtividade da sua equipe. 

 

A Spartacus tem softwares que podem ajudar a alavancar sua empresa! As nossas ferramentas foram pensadas para tornar sua rotina ainda mais produtiva. Entre em contato e comece a otimizar o seu trabalho! 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.