O melhor sistema ERP para sua empresa!
SpartacusSpartacusSpartacus
(42) 3323-9135

Como a teoria das janelas quebradas pode auxiliar o seu negócio?

A teoria das janelas quebradas ou “broken windows theory” surgiu em 1982 em um estudo social dos criminologistas James Q. Wilson e George K., ambos da Universidade de Stanford (USA).

 

O estudo deu origem ao modelo norte-americano de política de segurança pública no enfrentamento aos índices de crime, visto que estes eram baseados sobretudo na desordem que era vista como fator que elevou a criminalidade.

 

No que consiste a teoria das janelas quebradas?

 

Basicamente, o experimento consiste em dois carros iguais que foram deixados na rua. Um deles em um bairro pobre e com alto índice de criminalidade em Nova York e outro em um bairro rico e tranquilo da Califórnia. O primeiro carro foi vandalizado em poucas horas, já o outro, não.

 

Os pesquisadores, momentos depois, quebraram a janela do carro que se manteve em perfeito estado na Califórnia e foi deixado novamente na mesma região rica. Algum tempo depois, o automóvel também foi vandalizado.

 

Quais as conclusões possíveis para as rotinas corporativas?

 

A experiência mostrou que o vidro quebrado passa a ideia pública de descuido, desordem e impunidade.

 

Em um ambiente de trabalho, não é muito diferente. Quando um local é descuidado ou está em completo “caos”, os colaboradores também inclinam sua rotina à uma falta de interesse e desordem.

 

O que podemos aprender com essa lição?

 

As atitudes negativas no cotidiano do seu trabalho podem ser visualizadas a partir de alguns exemplos: quando há muito serviço acumulado, não há inovação em serviços, prestação de atendimento aos clientes que não leva em consideração a concorrência, equipamentos ligados e sem uso, papéis jogados no chão, etc.

 

Ou seja, se em vários setores da sua empresa ou escritório, a “desordem” não é arrumada, muito provavelmente você está passando por problemas!

 

Como aplicar a teoria das janelas quebradas para crescer o seu negócio?

 

Para prevenir erros, é fundamental que seus colaboradores recebam o feedback adequado, pois assim um pequeno erro não se transforma em grandes problemas.

 

Pequenas ações são uma enorme prevenção de danos. Assim, é fundamental que sua equipe mantenha uma comunicação objetiva e clara, e esteja sempre atenta a reparos rápidos e eficientes.

 

O zelo, as regras bem definidas também são fundamentais para não deixar sua equipe com baixa produtividade e em um ambiente hostil, que pode gerar complicações futuras.

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)