APRENDA COMO PLANEJAR A RETOMADA DE CRISE DE UMA MICRO E PEQUENA EMPRESA

24 de abril de 2021

APRENDA COMO PLANEJAR A RETOMADA DE CRISE DE UMA MICRO E PEQUENA EMPRESA

Ter um planejamento em momentos de crise é essencial para retomar o seu negócio quando ela passar. Para te auxiliar com uma reestruturação da sua empresa após esse período, separamos quatro passos fundamentais para desenvolver um bom planejamento de crise. 

 

O planejamento é um passo primordial para a recuperação do seu negócio depois de um período de crise. Nesse momento estamos passando por uma das piores fases da pandemia, segundo a última pesquisa de impacto do coronavírus nos pequenos negócios, essas empresas estão faturando 50% a menos do que no período pré-pandemia. 

 

Os setores econômicos mais afetados durante esse período foram as academias, economia criativa, energia, logística e turismo. Para cada segmento o ritmo de recuperação do negócio é diferente e único, por isso, as empresas precisaram se reinventar e rever seus modelos de negócios. 

 

A pandemia auxiliou a transformação nos pequenos negócios, quase ⅔ das pequenas empresas venderam seus produtos online, sendo que 15% deles passaram a vender por causa da pandemia. 

 

Como um planejamento pode ajudar a reerguer o meu negócio?

Uma saída para todas as empresas é se reinventar, esse é o ponto chave. Mas isso significa fazer um trabalho detalhado de revisão em todo o seu negócio e também uma análise de todos os processos administrativos, números contábeis, gestão dos colaboradores e relação com seus parceiros. 

 

Um exemplo é a migração para o digital com o surgimento de novos hábitos de consumo, modelos de delivery, e-commerce ou take away ficaram em alta. Conforme os negócios forem reabrindo, você vai encontrar um mercado diferente, onde as pessoas exigem novas demandas e também esperam novas soluções oferecidas pela sua empresa, por isso você precisará se reinventar. 

 

O passo a passo para a retomada:

  1. Faça uma pesquisa de mercado pós-crise

O primeiro passo é fazer um levantamento sistemático, que identifique como que o seu negócio se posiciona no mercado e como os produtos ou serviços que você vende atendem às necessidades dos seus clientes. 

 
  1. Implemente a análise SWOT

Essa análise significa apontar suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Seu objetivo é detectar esses pontos e tornar sua empresa ainda mais eficiente e competitiva, corrigindo suas deficiências por meio da análise. 

 

As forças são pontos fortes da empresa, que você tem sob controle e considera positivo. Já as fraquezas são pontos que te prejudicam em relação a sua concorrência, por exemplo. Oportunidades são variações que trazem benefícios para negócio e que não dependem de você para existirem. Por último, as ameaças são fatores externos e que estão fora do seu controle que podem prejudicar sua empresa. 

 
  1. Tenha objetivos planejados e metas para o seu negócio

A última etapa deste planejamento é traçar metas e objetivos. Para isso você deve pensar nas respostas para as seguintes perguntas:

 
  • O que mudar?

Faça uma lista com as deficiências e os pontos de melhoria que você visualiza na sua empresa hoje;

  • Como causar a mudança?

Liste as ações que você precisa desenvolver para chegar aos seus objetivos;

  • Para o que mudar?

Aonde você quer chegar com a sua empresa? 

  • Qual o investimento? 

Faça os cálculos de qual será o investimento necessário para realizar todas essas ações.

  • Qual o ganho? 

Quando as ações forem feitas qual será o seu ganho

 
  1. Revise seu planejamento de crise constantemente

Para que esse plano seja efetivo, você precisa atualizá-lo conforme as necessidades e adaptá-lo às suas metas e ações do mercado. 

 

Em tempos como o que estamos vivendo, qualquer ação tomada para adaptar e reinventar a sua empresa é bem-vinda. Com todas essas dicas temos certeza de que você está pronto para voltar com o seu negócio com força total! 



 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.