O melhor sistema ERP para sua empresa!
SpartacusSpartacusSpartacus
(42) 3323-9135

5 DICAS PARA ORGANIZAR A SETOR FINANCEIRO DA SUA EMPRESA

A cada dez empresas abertas no Brasil, seis fecham a porta antes dos cinco anos de atividade. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com especialistas, as principais causas são a falta de planejamento estratégico e a má gestão financeira.

 

São vários os problemas que uma empresa pode enfrentar para se organizar financeiramente. A falta de acompanhamento do uso do capital, misturar contas pessoais com as do negócio, a ausência de indicadores, entre outras dificuldades, podem complicar muito o setor financeiro, podendo levar inclusive à falência.

 

Se você identifica um desses fatores na sua empresa, preste atenção nas dicas abaixo. Adotar boas práticas na gestão financeira é a diferença entre seguir perto da falência e entrar no caminho do sucesso e crescimento.

 

Separe as contas da empresa das contas pessoais

Para começar, uma dica básica: não use o capital da empresa para suas despesas pessoais. É bom ter uma conta jurídica, para todo o dinheiro do negócio, separada da sua conta de pessoa física.

 

Se você dedica todo seu trabalho na empresa, sem outra fonte de renda, defina bem o seu pró-labore e só retire após o fechamento do mês, levando em conta o valor que deve ser reinvestido no negócio. Isso deve ser combinado entre todos os sócios.

 

Organize um orçamento anual

É muito importante aplicar parte do lucro em novos investimentos, para que a empresa não fique estagnada. Isso inclui novas contratações, expansão de setores e aquisição de novas ferramentas, por exemplo.

 

Para esses investimentos, defina um orçamento anual para poder aplicar esse capital sem prejudicar as finanças da empresa. Também não deixe de planejar esses investimentos, definindo prioridades e acompanhando os resultados.

 

Mantenha uma boa gestão dos fornecedores

Ter um bom relacionamento com fornecedores é essencial para qualquer empresa, ainda mais se forem vários deles. Sempre procure negociar boas condições de pagamento e com parceiros confiáveis. Afinal, problemas com fornecedores podem acarretar muitas outras complicações no negócio, como atrasos e queda na qualidade, além dos prejuízos financeiros.

Tenha cuidado com o prazos

Ter conhecimento dos prazos, datas de pagamento e vencimento das contas é fundamental para controlar o fluxo de caixa de uma empresa. Você deve saber o que vence a curto, médio e longo prazo, para poder estabelecer prioridades e não criar dificuldades com os pagamentos. As consequências de não conhecer bem os prazos podem ser muito prejudiciais para a saúde financeira do negócio, já que os atrasos podem levar ao pagamento de juros, por exemplo.

 

Invista em um software de gestão

Cumprir rigorosamente todos esses itens, apesar de necessário, não é nada fácil se você confiar apenas nas planilhas, por mais úteis que elas sejam. Além do mais, isso toma um tempo desnecessário, já que hoje em dia a tecnologia permite o uso de softwares de gestão.

 

Com os sistemas oferecidos pela Spartacus, todo o controle financeiro da sua empresa pode ser realizado com poucos cliques, de forma prática, confiável, e evitando erros. Temos planos para pequenas e médias empresas. Conte com a gente para solucionar os problemas de gestão financeira do seu negócio!

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)