As tecnologias têm avançado muito no setor do agronegócio e tem como objetivo facilitar o dia a dia do agricultor, especialmente no que se refere a se manter o negócio sustentável e elaborar um bom planejamento da safra.
Antes de mais nada, é importante compreender do que se trata a Agricultura 5.0.
Esta terminologia é utilizada para definir os processos que envolvem a utilização de ferramentas de inteligência artificial e análise de dados no dia a dia da safra. Juntos, eles garantem que a produção agrícola esteja de acordo com todas as necessidades e particularidades dos produtores rurais.
Quando o produtor é visto de forma individual, fica mais fácil resolver os problemas de forma efetiva. Neste modelo de gestão, uma das principais prioridades é a otimização da rotina que trará mais produtividade para o campo.
Ainda, o método 5.0 também contempla a sustentabilidade empregada em todo o processo, bem como a qualidade da safra e a rápida tomada de decisão do produtor
Como funciona a Agricultura 5.0?
Com soluções automatizadas e através da inteligência artificial, é possível abranger todas as etapas da cadeia produtiva da safra.
Os softwares de gestão, sensores, drones e sistemas de automação auxiliam na hora de traçar planos estratégicos para a safra, garantindo que todos os detalhes sejam percebidos!
Com a precisão dos dados, as chances de enfrentar problemas são muito menores e é possível prever, na maioria dos casos, quaisquer incidentes que possam ocorrer.
Quais os benefícios e impactos da Agricultura 5.0?
Dentre a extensa lista de impactos e benefícios que o modelo 5.0 pode trazer para a safra, os principais são:
- Otimização na rotina de trabalho;
- Agrupamento e análise de informações precisas;
- Facilidade na identificação e solução de problemas;
- Aumento na produção e na qualidade da safra;
- Redução no uso de fertilizantes e agrotóxicos;
- Controle rápido de pragas e infestações;
- Troca rápida de informações entre gestores, produtores e colaboradores.
Destaca-se também que cada produtor também têm resultados individuais, uma vez que o modelo 5.0 analisa cada particularidade da safra em questão.
Quais são os desafios ao implementar a Agricultura 5.0?
Quando se fala em implementar tecnologias na agricultura, é preciso levar em consideração alguns desafios.
Dentre eles, a dificuldade que algumas localidades enfrentam de acessar a internet. Aliado a isso, há também a ausência de capacitação técnica para a utilização de equipamentos e implantação de novas tecnologias. Outro desafio também é a resistência ao uso de novas tecnologias no campo.
Contudo, uma vez que essas dificuldades são superadas, é a hora de aliar a tecnologia à produtividade no campo.
Com todos os recursos uma vez implantados, a prioridade é utilizá-los de forma correta.
O ideal é que após a implementação das tecnologias como softwares de gestão, a equipe receba o treinamento correto para utilização das ferramentas ofertadas, além de compreender a importância do modelo 5.0 de gestão e o benefício para todos.
A dedicação para a implantar a gestão 5.0 é fundamental, pois com esse modelo o produtor se fortalece diante o mercado competitivo e aprimora ainda mais os recursos para preservar o meio ambiente.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!