As micro e pequenas empresas estão crescendo cada vez mais no Brasil. Uma prova disso é que, atualmente, elas correspondem a 30% do PIB do país, segundo estudo elaborado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Varga (FGV).
Elas são as principais geradoras de riqueza no comércio no Brasil, já que correspondem por 53,4% do PIB neste setor. No PIB da Indústria, a participação das MPE (22%) se aproxima das médias empresas (24,5%). Já no setor de serviços, mais de um terço da produção corresponde aos pequenos negócios.
No Brasil existem 6,4 milhões de empresas, destas 99% são micro e pequenas empresas (MPE). Elas respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado.
Por essas empresas terem uma quantidade reduzida de pessoal, é muito comum que os colaboradores executem mais de uma tarefa, aliado a dificuldade ou incapacidade financeira de manter diversos departamentos, é aí que um sistema de gestão empresarial pode entrar e solucionar seus problemas.
Geralmente os investimentos são milimetricamente pensados nas pequenas empresas e muitas vezes colocados em segundo plano, por isso, vamos mostrar porque o investimento vale a pena e como ele poderá auxiliar em seu negócio.
Existem diversas opções de sistemas ERP no mercado, que mudaram o conceito de que somente grandes empresas possuem capital para investir em uma ferramenta desse porte. Muitas opções possuem baixo custo, assim, você não precisa se preocupar com atualizações ou custos adicionais por uma adequação ou customização. O sistema é oferecido através da nuvem, onde você possui o suporte necessário para começar a trabalhar sem se preocupar.
Se sua empresa é organizada, consegue medir as principais métricas para tomar decisões, trabalhar de acordo com a legislação e ainda automatizar processos. Se pensar a longo prazo, você terá um grande retorno.
Um sistema ERP auxilia em todos esses pontos, melhora a qualidade do serviço, já que a informação está centralizada dentro do sistema, auxilia o empresário a cuidar de todas as operações da empresa de forma unificada, mantém a empresa automatizada e em conformidade com a legislação, baixando o custo e aumentando a eficiência da equipe.
Com planejamento e padronização do fluxo de trabalho, as rotinas passam a ser integradas entre todos os departamentos, gerando harmonia e fluidez, o que facilita rotinas e abre espaço para maior produtividade.
A padronização ajuda a gerar eficiência, já que o processo está dominado pela equipe. Com mais eficiência, os colaboradores se sentem mais produtivos, afetando positivamente o motivacional deles. Padronizados e eficientes, a redução de custo é uma consequência.
Com essa ferramenta é possível ter controle total sobre a sua empresa, nos mínimos detalhes, como: o que melhorar, o que está dando lucro ou não, etc.
Esse sistema oferece relatórios que auxiliam na tomada de decisão, desde que funcionando corretamente e com todas as informações centralizadas, assim, você passa a ter maior controle sobre a gestão da sua empresa.
Agora que você já sabe a importância de um software de gestão empresarial, venha para a Spartacus, conheça os nossos sistemas de gestão e torne sua empresa ainda mais lucrativa. Acesse nosso site e marque uma demonstração sem compromisso!