Orçamento de Empresa

Em mais de 10 anos trabalhando em departamento Comercial, Atendimento a clientes e agora como CEO de uma empresa de software de gestão empresarial, tive a oportunidade de conhecer centenas de empresas, de todos os portes e segmentos, e por incrível que pareça um problema muito comum enfrentado por boa parte delas é a falta de definição de um orçamento empresarial estruturado.

Muitos negócios acabam passando sufoco financeiro por falta de organização financeira. As vezes as vendas estão boas, mas parece que nunca sobra dinheiro em caixa. Um dos principais motivos desse tipo de situação é a falta de um Orçamento Empresarial. O orçamento é premissa básica para desenvolver um fluxo de caixa consistente. Através dessa ferramenta o empresário vai planejar todas as despesas e estimar todas as receitas. No fim do mês, deve-se registrar os valores efetivamente realizados, para confrontar com o planejamento.

Com um orçamento bem montado é possível saber por “qual dedo” o dinheiro acaba escorrendo e controlar para que as receitas sejam sempre maiores do que as despesas. E o melhor, a ferramenta e o processo não precisam ser complicados, bem pelo contrário, a operacionalização é muito simples, basta apenas ter a disciplina de preencher a planilha uma vez por mês.

Além de registrar tudo que foi realizado no período, o Orçamento Empresarial permite que o empresário estabeleça metas de despesas e de receitas, podendo, com base em histórico, cobrar sua equipe para ficar nos padrões e ultrapassar as metas estipuladas.

Muita gente ainda faz o orçamento no papel. Apesar de ser uma boa iniciativa, controlar no papel e na caneta traz maiores chances de erro, além de ser muito mais trabalhoso. Controlar o orçamento através de sistemas de gestão ou de planilhas acaba sendo muito mais simples e seguro, a chance de erro é menor e é possível que você acesse de qualquer lugar com internet.

Para que você possa controlar suas despesas, receitas e planejar os próximos meses, criei essa planilha (clique aqui para baixar) super simples pra te ajudar a começar a pensar na Gestão do seu negócio de maneira inteligente e visual. Como falei acima, orçamento não precisa ser complicado, então busquei criar a esturuta da maneira que ficasse de fácil visualização e preenchimento. E aqui aproveito para fazer meu “jabá”: se você utilizar o sistema SPARTACUS ERP, não precisa se preocupar em preencher o orçamento. O sistema mesmo gera para você nos períodos desejados, com base nas informações lançadas no módulo Financeiro. ;)

Como existem diversos tipos de empresas, regimes tributários, alíquotas…deixei aberto o preenchimento das fórmulas de impostos, férias, DAS… para que vocês possam preencher de acordo com a realidade do seu negócio. Busquei englobar um “plano de contas” bem abrangente, para que você possa editar como bem entender. Só cuidado para não perder as fórmulas quando for excluir uma linha ou coluna.

Pare de tomar decisões “no chute” e comece a utilizar um Orçamento Empresarial. Aqui na SPARTACUS, quando implementamos o uso dessa ferramenta, conseguimos prever problemas de sazonalidade nas vendas, reduzimos o desperdício de recursos e conseguimos implementar um plano de crescimento sólido, sem achismos.

Clique aqui para baixar a planilha! Compartilhe nas redes sociais para ajudar mais empresários a controlarem melhor os gastos das suas empresas. O orçamento empresarial é uma ferramenta para todo tipo e porte de negócio. Sua empresa merece ter ferramentas para te ajudar a crescer de forma planejada e sustentável.

Se tiver qualquer dúvida, me envie um e-mail: guilherme@spartacus.com.br

Um abraço,

Guilherme Dias | CEO SPARTACUS Sistemas