Mais tempo. Mais dinheiro.

Você conhece alguma empresa de sucesso que é desorganizada? Que não tem processos bem definidos? Onde os colaboradores não seguem rotinas claras e detalhadas? Onde os departamentos não conversam entre si? Onde as informações ficam perdidas em pilhas e pilhas de papéis? Pois é, eu também não conheço nenhuma empresa de grande sucesso em que a palavra gestão não esteja acima de todos os princípios organizacionais.

Quando falamos de Brasil, a situação é ainda mais delicada. Em um país com a maior carga tributária do mundo, onde os Contabilistas são exigidos a exaustão para entregar documentos e declarações ao Fisco e os empresários precisam “se virar nos 30″ para encaixar sua empresa no mercado, possuir uma gestão eficiente é ainda mais importante. Costumo dizer aos meus amigos e clientes que nós empreendedores somos heróis aqui no Brasil, pois apesar de toda adversidade que nos é imposta, conseguimos realizar nossos negócios.

Se você ainda não está satisfeito com o desempenho da sua empresa, um sistema ERP pode te ajudar.

Mas primeiro. O que é um sistema ERP?

Ao pé da letra a sigla ERP, em Inglês, Enterprise Resource Planning, em Português: Planejamento de Recursos da Empresa. Mas essa sigla acaba sendo muito ampla. Existem centenas de Sistemas ERP no mercado e cada um deles pode se encaixar melhor de acordo com o seu tipo de negócio.

Planejar os recursos de uma empresa requer uma integração entre todos os departamentos, processos bem delimitados e supervisão próxima. Um software ERP, ou Sistema de Gestão Empresarial, pode ajudar gestores e colaboradores nessa tarefa.

O Sistema de Gestão vai gerenciar desde os cadastros, compras, estoque, vendas, processos gerenciais, cobranças bancárias, informações contábeis e fiscais.

Como escolher o melhor ERP para o seu negócio.

Para escolher o melhor ERP você precisa pensar nas seguintes situações: a estrutura atual do seu negócio e onde você quer chegar. Como citei acima, existem centenas de ERPs disponíveis no mercado e com certeza vale você ganhar um tempo pesquisando entre diversas ferramentas. Alguns ERPs focam na Gestão Administrativa, uns na Gestão Fiscal e Contábil, bem como outras ferramentas dão suporte maior a Gestão Financeira, ou até mesmo de Produção.

Sistemas de Gestão Modulares, como o SPARTACUS ERP, contemplam todas as áreas da empresa e o empresário contrata os módulos de acordo com a necessidade pontual, podendo fazer assinatura de módulos mais avançados posteriormente, de acordo com o crescimento do seu negócio.

Portanto, antes de sair contratando sistema por aí, converse com seu Contador, com seus clientes e fornecedores e procure indicações. Busque conhecer a ferramenta antes de contratar e converse com o consultor de vendas da empresa de software sobre as suas necessidades de momento e seus objetivos a curo, médio e longo prazo. Ele vai poder te orientar qual solução será a mais adequada.

A estrutura de um sistema de gestão.

Os módulos básicos de um bom sistema de gestão são:

  • Administrativo: Cadastro de Clientes, Produtos, Fornecedores, Colaboradores…
  • Gestão de Compras: Pedido de Compra, Lançamento de Notas Fiscais Eletrônicas, Importação de XML de Nota Eletrônica…
  • Estoque: Controle de Movimentação, Histórico de Entradas e Saídas por Produto…
  • Financeiro: Controle de Contas à Receber e à Pagar, Fluxo de Caixa, Orçamento, Plano de Contas Gerencial, Centro de Custos…
  • PDV: Caixa Diário, Frente de Loja, Pedido de Venda, Orçamentos, Emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, Emissão de Nota Eletrônica…
  • Produção: muitos sistemas ERPs são customizáveis, então é bem importante ver se a empresa que você está pensando em contratar, fornece uma adaptação para o modelo de produção do seu negócio
  • Contábil: os softwares mais modernos já fornecem os arquivos Contábeis direto pelo ERP, de acordo com as operações do usuário. Além de mais segurança, isso facilita a vida do seu Contador, pois vai trazer mais agilidade nos lançamentos Contábeis
  • Fiscal: apuração dos impostos Municipais, Estaduais e Federais. Bem como a geração dos arquivos magnéticos do SPED.
  • Gerencial: um compilado das principais informações que o Gestor precisa para tocar o negócio

Os benefícios que um bom ERP pode trazer ao seu negócio

O foco principal que todo sistema de Gestão deve proporcionar ao cliente, é um ambiente para melhorar os resultados da empresa. Os principais pilares são:

  • Economia de Tempo
  • Diminuição do Retrabalho
  • Integração entre os departamentos
  • Melhor controle de Estoque
  • Aumento de Produtividade da Equipe
  • Diminuição de Custos Operacionais
  • Agilidade nas vendas e faturamento
  • Previsão de Orçamento e Fluxo de Caixa
  • Estabilidade nas Contas
  • Ferramentas que apresentam informações preciosas para a tomada de decisão

Em resumo. Um bom ERP faz você economizar o ativo mais importante da sua vida: o seu TEMPO.

12 cuidados ao contratar um software ERP

Como comentei no início do post, é importante entender o momento e os objetivos do seu negócio quando for contratar um sistema ERP. Listo abaixo alguns pontos importantes. Quando for fazer um orçamento, levante esses questionamentos ao consultor comercial.

  1. Quais tipos de Certificado Digital o sistema suporta? A1 (arquivo) ou A3 (token), ou ambos?
  2. Como funciona a hospedagem do sistema? É em servidor local ou em nuvem? Se for em nuvem, qual é o servidor que vocês utilizam?
  3. Existe limites de usuários? Quantos? É dividido por planos de usuários?
  4. É possível controlar as permissões por perfil de usuário?
  5. O sistema é todo integrado? Compras com Estoque, Estoque com Vendas, Vendas com Financeiro e assim por diante.
  6. O sistema oferece uma plataforma Mobile?
  7. É possível lançar uma Nota Fiscal de Compra utilizando apenas o arquivo XML do meu fornecedor?
  8. Consigo emitir boletos bancários direto pelo sistema?
  9. É possível cadastrar clientes e fornecedores apenas com o CNPJ?
  10. O sistema gera os arquivos contábeis e fiscais obrigatórios?
  11. O sistema permite controlar várias empresas e filiais na mesma plataforma?
  12. O ERP oferece os códigos NCM dentro da própria plataforma?

Agora que você já sabe que um sistema ERP pode ajudar a alavancar seu negócio, clique no banner abaixo e solicite uma apresentação para nossa equipe de Negócios. A SPARTACUS pode ajudar sua empresa a crescer.

Sistema Agrícola