Digitando

O que é um DANFE de Nota Fiscal Eletrônica?

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é Nota Fiscal Eletrônica. Nós estamos aqui pra te ajudar com isso! Dúvidas como, o que é um DANFE? Qual a diferença entre DANFE e Nota Fiscal Eletrônica? DANFE é um documento online? Como imprimir um DANFE? Essas são algumas das principais dúvidas e curiosidades que ouvimos de nossos clientes aqui na Spartacus.

Acompanhe abaixo as respostas para essas dúvidas.

Afinal, o que é um DANFE?

Ao pé da letra, DANFE significa: Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica. Nada mais é que um “espelho” da NFe, que é um documento de existência apenas digital. Ou seja, a DANFE não substitui a Nota Fiscal Eletrônica. Ele serve apenas para facilitar a consulta do documento digital e para acompanhar a mercadoria em circulação. Esse documento auxiliar deve ser impresso antes de liberar uma mercadoria para trânsito.

A verificação das informações do DANFE podem ser feitas de 3 maneiras:

  • Chave numérica de 44 dígitos. Basta digitar esse código em seu sistema de gestão para consultar a Nota Fiscal Eletrônica.
  • Através do Arquivo XML: com o arquivo enviado pelo seu fornecedor, você pode imprimir o DANFE. No sistema SPARTACUS, basta clicar na aba Nota Fiscal Eletrônica > Importar XML > Imprimir DANFE
  • Verificação através do código de barras impresso no documento

Como imprimir um DANFE?

A impressão do Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, deverá ser feita através do seu sistema emissor. Logo após preencher as informações necessárias para emitir a NFe, o sistema vai transmitir a nota para a SEFAZ, após esse processo será possível imprimir o DANFE da nota já transmitida. O DANFE poderá sem impresso em papel normal, exceto papel jornal, sendo o tamanho mínimo de um A4 (210 x 297mm).

Afinal, qual é a “carinha” do DANFE?

Em geral, os DANFEs são muito parecidos. Poucos elementos gráficos os diferem, pois seu layout é homologado pela Secretária da Fazenda. Veja na imagem abaixo um DANFE padrão.

 

Imagem DANFE

Exemplo de um DANFE

Agora que você já conhece a diferença de um DANFE para uma NFe, tire suas dúvidas nos comentários abaixo. ;)

Diagnóstico Grátis